Evite o famoso Catabolismo Muscular

Vilão que muitas vezes passa despercebido entre uma dieta e outra, sem saber o motivo especifico, muitos sofrem. Preparamos aqui algumas dicas para fugir desse inimigo dos seus resultados.

catabolismo

musculação em excesso

O catabolismo muscular é o processo em que se usa das fibras musculares para a obtenção de energia, isso ocorre principalmente na ausência de uma alimentação correta. Quando se busca ganho de massa muscular magra o primeiro passo para obter bons resultados é uma alimentação balanceada e regular.

Os principais motivos que geram o processo catabólico estão diretamente ligados à:

  • Má alimentação
  • Noites mal dormidas
  • Tempo de descanso comprometido
  • Stress constante
  • Treinos impróprios para seu tipo físico

Saiba como ganhar massa muscular

Pronto o primeiro passo para evita-lo já é do seu conhecimento, agora é focar nesses itens acima e fazer de tudo possível para que eles não façam parte de sua rotina de treino e descanso. Observando esses detalhes já irá melhorar em cinquenta por cento seus resultados.

Lembrando que cada um desses itens tem um efeito decisivo para obter bons resultados, a falta de descanso para quem deseja melhorar seu ganho de massa muscular magra. A quantidade de horas de descanso varia de pessoa para pessoa.

O que se deve realmente levar em consideração nesse item é o descanso com qualidade, evitando acordar durante a noite e assim acordar com aquela sensação de que está com a bateria recarregada, pronto para luta.

Caso tenha dificuldades para pegar no sono profundo durante a noite, um dos suplementos alimentares mais indicados para melhorar o descanso noturno é o famoso ZMA, consumido antes de dormir, seus princípios ativos melhoram o descanso e proporcionam uma noite bem dormida.

Outro fator crucial para evitar o catabolismo é uma alimentação correta e balanceada, 70% da hipertrofia muscular é resultado de uma boa alimentação. A glutamina é um excelente aliado nesse processo, fornecendo os nutrientes necessários para melhorar sua recuperação no pós-treino, auxiliando para uma melhor disposição durante o dia e reforçando a imunidade.

Não bastando apenas seguir uma dieta comendo os alimentos indicados pelo nutricionista, é preciso comer pouco e sempre, de preferencia de três em três horas. Já caso isso não seja possível, podendo variar entre uma rotina e outra, um blend de proteínas fará total diferença nesse momento. Saciando e sendo uma fonte rica em proteínas até a próxima alimentação.

Hipercalóricos no Ganho de Massa Muscular

Com essa rotina de alimentação muito se melhora, tanto o ganho de massa magra que não será comprometido, como também a queima de gordura, pois o metabolismo estará acelerado. Toda dieta deve ser única e exclusiva.

Para cada um existe uma dieta diferente, que poderá variar de acordo com seu objetivo, podendo esse ser crescimento, definição ou perca de peso. Essas informações são obtidas consultando um profissional em nutrição, que irá avaliar se seu metabolismo é rápido ou lento e assim montará o cardápio ideal para seu perfil.

Seguindo essas dicas simples conseguirá uma grande melhora, tanto em sua disposição, como em seus resultados. Portanto o próximo passo é disciplina e foco, mãos a obra!

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Por Fábio Colatto, Jornalista.

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