Motivação no Dia a Dia

Uma questão muito abordada entre os iniciantes de prática de atividade física e alimentação saudável é “Como se manter motivado para tornar a saúde um hábito?”

Sabemos que para qualquer atitude virar hábito, ela precisa ser praticada diariamente, e principalmente, essa atitude deve fazer sentido para quem pratica.

Sendo assim, inicialmente poderíamos nos perguntar: “Essa alimentação/treino faz sentido para meu estilo de vida, rotina, objetivo? Se a resposta for não, repense se decidirá insistir nesse caminho ou se deve seguir outro caminho mais benéfico para si próprio.

Motivação no Dia a Dia

Muitas vezes nos baseamos na realidade de outras pessoas, pois para elas o resultado vem, mas nem sempre estamos compatíveis com a realidade daquela outra pessoa. Por isso, quando “copiamos” o que o outro faz, não necessariamente pode dar certo para nós e o resultado na maioria das vezes é a frustração.

Motivação deve começar com uma autorreflexão e definição da nossa real META, daquilo que queremos verdadeiramente alcançar. Tendo esse objetivo bem definido, conseguimos usar de recursos que nos auxiliarão a seguir esse caminho em busca do resultado.

Vale lembrar que para resultados concretos e permanentes precisamos de consistência nas nossas atitudes para que assim virem hábitos, sendo então “fáceis” de serem executados o tempo todo.

Vale a pena aderir aos poucos para que essa transformação seja prazerosa em nossas vidas. Por exemplo, se vocês não tem hábito de comer frutas, tente 1 fruta no dia. Depois que isso se tornar normal, tentem colocar outra fruta diferente e ir acrescentando conforme indicação nutricional. O mesmo com saladas, verduras, legumes e exercícios. Quando notar, sua vida estará muito mais saudável, não por obrigação, mas sim por bem estar.

Muitas vezes queremos mudar tudo que estamos fazendo, o que pode ser mais difícil para nos adaptarmos. Então, por que não transformar aos poucos nossos comportamentos para que cada vez que iniciamos algo novo, tenhamos mais facilidade em aderir realmente essa nova realidade proposta?

Motivação no Dia a Dia

O resultado vem com a prática repetida de atitudes, comportamentos e pensamentos, e todos nós somos capazes de alcançarmos o que quisermos.

Pensar em si mesmo com saúde a curto, médio e longo prazo pode ser um exercício que ajude a todos vocês identificarem o significado de saúde e a definir qual é a real meta para alcançar o desejado.

Wellness Coach Liv Gitahy

Deixe seu comentário