Multivitamínicos auxiliam na prevenção do câncer

Pesquisa recente questiona sobre o possível beneficio relacionado ao consumo de multivitamínicos e a diminuição no aparecimento de câncer.

Multivitamínicos auxiliam na prevenção do câncer

Multivitamínicos auxiliam na prevenção do câncer

Estudos recentes constataram que a ingestão de uma combinação comum de vitaminas e minerais essenciais (conhecidos popularmente como multivitamínicos) diariamente, reduziu o aparecimento de câncer em aproximadamente 8% dos que participaram da pesquisa.

Os resultados apontaram os indivíduos que mais se beneficiaram desse tratamento foram os homens, que tiveram câncer num estágio anterior da vida. As mortes por câncer também foram menores entre os que fizeram uso dos multivitamínicos.

A redução de 8% na taxa total de câncer é um tanto modesta, mas especialistas asseguram que as implicações potenciais sobre a saúde pública são bastante satisfatórias. Se pensarmos nas centenas de milhares de pessoas com novos sintomas de câncer a cada ano, essa porcentagem poderia resultar em uma boa diminuição.

Especialistas envolvidos no estudo com os multivitamínicos apontam que um dos principais motivos que fundamentou a pesquisa é a prevenção de possíveis deficiências nutricionais, sendo assim uma das hipóteses é que determinadas vitaminas e antioxidantes protegem as células durante o processo de envelhecimento dos radicais livres.

Esse estudo foi fundamental para se formar uma análise clínica considerada altamente confiável para determinar causa e efeito das possíveis doenças e sua prevenção. Seus resultados são promissores, existem combinações diferentes de multivitamínicos, podendo uma ser mais eficiente que a outra.

De acordo com os resultados, pessoas que fazem uso de multivitamínicos diariamente constitui parte de um grupo relativamente mais saudável. Essas pessoas por sua vez incluem em sua rotina uma dieta variada e mais saudável, cuidando do peso e sendo fisicamente ativa, esse também é um dos fatores que auxiliam na prevenção de futuras doenças.

PRECAUÇÕES

Especialistas em nutrição chamam a atenção para o cuidado na ingestão exagerada de multivitamínicos, seu consumo deve ser feito com moderação e com cautela, principalmente por pessoas que possuam algum tipo de problema de saúde. Já no caso de gestantes, é aconselhável o acompanhamento de um profissional especializado.

Por Fábio Colatto, Jornalista.

Deixe seu comentário