Suplemento para quem pratica natação

A natação é um esporte onde se movimentam todos os músculos, pode ser de grande eficácia no controle de peso e para a perda de gordura.

Pode ser treinada de forma relaxante, onde se alivia a tensão do dia-a-dia, e também pode auxiliar na recuperação de lesões músculo-esqueléticas. Quando executamos os quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta) realizamos um trabalho global dos músculos do corpo humano. A natação é praticamente isenta de impactos por ser realizada na água, o que também pode ajudar a tratar e prevenir lesões e o uso de suplementos para quem pratica natação pode auxiliar e potencializar o rendimento desse atleta.

Suplemento para quem pratica natação

Suplemento para quem pratica natação

Por ser um esporte praticamente solitário, pode ser encarado de uma forma terapêutica onde pode refletir e relaxar durante a pratica, sem perceber que está melhorando o condicionamento físico e mental.

Mas vale lembrar: a natação é um esporte de grande intensidade, onde a necessidade de nutrientes é muito importante, por isso, sugerimos a suplementação para aumento de massa muscular, suplementos para o fortalecimento do sistema imunológico aumento da resistência e fôlego. A seguir alguns suplementos sugeridos para um nadador.

Conheça os suplementos para quem pratica natação:

Dextrose: A maior fonte de energia para os músculos são os carboidratos. A natação sendo um esporte de grande intensidade, onde o desgaste físico sempre é muito grande, estar suprido de carboidratos é de fundamental importância. A Dextrose é uma rica fonte de carboidratos de absorção rápida e de imediata geração de energia.

Multivitamínicos: A necessidade de vitaminas e minerais de um esportista é bem maior que a de um indivíduo sedentário. O praticante de natação deve se preocupar com a suplementação de vitaminas e minerais para que seu rendimento não seja prejudicado. Nadadores necessitam muito de vitaminas do complexo B e vitamina C para que as concentrações sanguíneas de vitaminas e minerais permaneçam por mais tempo.

Termogênicos:
 Vai ajudar na perda de gordura para o praticante de natação. O Termogênico tem a função de metabolizar às gorduras, transformando-as em energia. A ação termogênica acelera a queima de calorias durante o treino e no dia-a-dia. Deve ser combinado com atividade aeróbia como a natação.

Glutamina:
 Tem como função proteger o sistema imunológico e com ela pode ganhar massa muscular. A Glutamina é muito usada pós-treino e pós-competição para regeneração muscular. Quando se aumenta a massa muscular, aumenta-se a potência de braços e pernas de um nadador que desempenha melhor a velocidade. Em alguns casos a Glutamina pode aumentar os níveis de GH (hormônio do crescimento), este responsável por mantê-lo mais jovem e disposto.

Whey Protein:
 Todo nadador necessita ganhar músculos, e para aumentar a massa muscular necessitamos de proteína. A melhor proteína existente no mercado é a Whey Protein que é de maior absorção pelo organismo e um dos mais rápidos e eficientes fornecedores de aminoácidos para o músculo, o que ajuda na recuperação muscular, deixando o nadador pronto para o próximo treino.

Sports-Drinks:
 É contra indicado a ingestão de alimentos durante a prática da natação, mas devemos nos manter hidratados, pois a perda de fluidos e de eletrolíticos é inevitável. Nossa grande alternativa são os Sports-Drinks que além de suprir as perdas, fornece carboidratos que são a base da alimentação do nadador. Na sua composição contém: Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio, Cloro, Bicarbonato, Fosfato e Sulfato.

Ginkgo Biloba:
 Melhora o fornecimento de oxigênio para o nadador, e protege o sistema cardiovascular. Tem a capacidade de melhorar as funções mentais por aumentar o aporte de oxigênio levado ao cérebro, dando maior concentração aos nadadores para a sintonia de suas braçadas e noção do espaço em sua raia.

Barras Protéicas:
 A fim de ser evitar um catabolismo a utilização das barras proteicas, muito ricas em proteínas, podem ser ingeridas antes ou após o treino da natação de acordo com o que se alimentou no dia e a hora do treino. Práticas e saborosas, excelentes para não extravasar três horas sem refeição, sendo importante para o crescimento muscular.

Guaraná:
 Excelente fonte de energia, boa para melhorar o rendimento na natação, deixando o individuo mais ativo e ligado, pois estimula a adrenalina e o fluxo sanguíneo, consequentemente ocorrerá movimentos mais concentrados e melhor noção de espaço para o nadador. Por conter cafeína ajuda a metabolizar a gordura gerando energia, e também estimula o sistema nervoso central. Mas o uso excessivo pode ser prejudicial, então utilize com cautela.

Vantagens da natação

  • Praticamente isenta de impactos nas articulações e musculatura, dificilmente ocorrerão lesões;
  • Exercita o sistema cardíaco, respiratório e neuromuscular, melhorando o condicionamento e qualidade de vida;
  • Gasto calórico de até 600 kcal/h;
  • Pode ser treinada de forma lenta e bem alongada para o relaxamento das tensões do dia-a-dia.

Grupos musculares usados

Quando nadamos os quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta) treinamos todos os grupos musculares.

Para melhor desempenho na natação

  • Enfatize no começo baixa intensidade e vá aumentando aos poucos o volume do treino;
  • Após um bom tempo de treinamento aumente a intensidade e diminua o volume do treino;
  • Conciliar com a musculação melhora sua potência e resistência na água;
  • Sempre faça alongamentos.

Vestimenta, matérias e equipamentos a serem usados na natação

  • Óculos de natação: importante para proteger os olhos do cloro ou do sal;
  • Sunga ou maiô;
  • Pranchas de natação: para melhorar a coordenação, resistência e potência das pernadas;
  • Palmar: para corrigir e melhorar a potência das braçadas.

NOTA: O artigo acima escrito foi elaborado por especialistas do Corpo Ideal Suplementos e está protegido por lei dos direitos autorais. A cópia do mesmo acarretará crime conforme prescrito em lei.

Referências bibliográficas

  1. BACURAU, Reury Frank – Nutrição e suplementação esportiva – Reury Frank Bacurau; Guarulhos – SP, Phorte, 2000.
  2. CABRAL, Fernando; SOUZA, Wagner Alves de – Natação: 1000 exercícios – 1ª ed. – Sprint, acRJ, 1995.
  3. ADRIENS JUNIOR, Orival; GIANPAOLI, César Auguto; SANTOS, Eduardo; VANSAN, Vanessa – Natação: Treinamento e técnico – 1ª ed. Manole, SP, 2001 THOMAS, David G. – Natação Avançada: Etapas para o sucesso – 1ª ed. SP, 1999.
  4. LIMA, William Urizzi; BOUDAKIAN, Sérgio; SUCI, Ursula – Natação e liberdade – 1ª ed. Pioneira, SP, 2004.
  5. FREITAS, Moacyr da Rocha – Aperfeiçoamento em natação – 1ª ed. Phorte, SP, 2002.

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