Tapioca é versátil, saborosa e faz bem à saúde

Tomar café da manhã sem o clássico pãozinho pode dar a impressão de que está faltando algo, não é mesmo? Mas, para manter a dieta e beneficiar a saúde, a tapioca pode ser ótima substituta – e não só na hora do café.

Por ser um alimento de baixa caloria, sem glúten e cheio de benefícios, a tapioca caiu no gosto dos brasileiros nos últimos anos. A possibilidade de utilizar vários tipos de recheios, doces e salgados, também aumenta sua popularidade.

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Benefícios da tapioca

Rica em amido, a tapioca é excelente fonte de carboidratos, que são indispensáveis para o bom funcionamento do cérebro e fornecem bastante energia para as células do organismo. Esta é sua principal vantagem, principalmente para praticantes de atividades físicas intensas, pois ajuda a recuperar, rapidamente, a energia gasta.

No entanto, este não é o único benefício proporcionado pelo carboidrato. Sua ausência pode afetar a produção de serotonina (neurotransmissor que influencia no bem-estar), o que faz dele um excelente aliado do bom humor.

A tapioca ainda oferece ferro, cobre, potássio, zinco e grandes quantidades de vitaminas K e do complexo B. Também é boa alternativa para pessoas que são intolerantes ao glúten, já que não possui esta substância.

Além disso, aumenta a circulação e a produção de células vermelhas do sangue; melhora a digestão e as atividades metabólicas; reduz o colesterol; protege a saúde do coração, contra má formação do feto e a densidade óssea; e previne a doença de Alzheimer.

Como consumir

Para acompanhar a massa da tapioca, é recomendado utilizar ingredientes com fibras e proteínas, como aveia, chia, gergelim e linhaça. Já o recheio pode ser preparado com atum, frango desfiado, legumes, queijo branco, vegetais, entre outros – ou frutas, para a sobremesa.

Esta versatilidade é ótima para uma deliciosa – e light – refeição. No café da manhã ou lanche, a tapioca substitui o pão branco. Já no jantar, pode ser preparada em forma de panqueca ou até pizza, acompanhada de molho de tomate, legumes e temperos, como manjericão.

Se consumida antes da musculação, fornece energia, mas sem picos de energia – ao contrário do que ocorreria se o consumo fosse de pão.

Onde encontrar

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