Variando a alimentação saudável

Quem nunca olhou para o prato sem vontade de comer aquela mesma combinação de alimentos?

Sabemos que uma alimentação saudável e equilibrada, muitas vezes por falta de tempo para ser criativo, pode tornar-se chata.

Acabamos fazendo as mesmas escolhas e perdendo o prazer naquela refeição, usando “recompensas” de alimentos não tão interessantes para o objetivo que buscamos.

Gostaria de compartilhar dicas que pratico na minha alimentação e que me ajudam diariamente.

temperos naturais no uso da alimentação saudável

Uso de diversos temperos naturais

Estamos acostumados com o básico sal e azeite, mas que tal cada dia variar e apostar em temperos naturais?

Exemplos: alho, cebola, salsinha, cebolinha, tomilho, alecrim, cravo, manjericão e os com propriedades termogênicas: canela, gengibre, pimenta e curry.

Mude a textura e forma de preparar um mesmo alimento

Um mesmo alimento pode ser preparado de muitas maneiras, eu tento fazer cada dia de um jeito para não enjoar.

chips de batata doce

Batata doce, por exemplo, que é muito utilizada, pode ser preparada cozida, purê, chips no forno, integrando massa de pão, em massa de quiche, cubinhos com erva finas.

Ovos podem ser consumidos em omelete, mexido, cozido, suspiro com adoçante, integrando outras receitas simples como bolinhos de caneca, tortas e quiches.

Escolha alimentos novos

Nem prestamos atenção na variedade de alimentos que existem e caímos na salada de alface com tomate e para frutas, banana e maçã.

Que tal escolher algo diferente?

verduras e legumes na alimentação saudável

Agrião, rúcula, escarola, espinafre, nabo, rabanete, couve-flor, berinjela, abobrinha, todos esses precisam de bastante mastigação, o que me ajuda a sentir saciada com alimentos nutritivos.

Que tal um desafio de provar uma fruta nova?

frutas são parte de uma dieta saudável

São tantas opções menos consumidas, mas que também são tão boas, como, caju, quiuí, maçã verde, pitanga, jabuticaba, damasco, tangerina, carambola, acerola, etc. Lembrando-se de dar preferência aos orgânicos quando possível.

Vario também o sabor dos suplementos. O BCAA, por exemplo, tem versão melancia, frutas vermelhas, limão e uva.

Colocar em prática essas dicas pode ajudar a variar os sabores, fazendo com que a alimentação seja além de saudável, muito saborosa e prazerosa.

Liv Gitahy

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