Atividades Físicas vs Estresse

Sabia como combater o  estresse de sua rotina diária

combata o stress com atividade física

combata o stress com atividade física

Trabalho, correria, problemas familiares, estudos, entre  tantas outras preocupações acumuladas durante nossa rotina diária, propicia o
surgimento de patologias e disfunções relacionadas ao estresse, o que pode  prejudicar seu condicionamento físico.

O estresse é um processo psicofisiológico que se manifesta  pelo desequilíbrio entre a demanda de situação e a capacidade de resposta do  organismo, isso contribui para um conjunto de alterações que afetam todo o  corpo, inclusive seu metabolismo e o  ganho de massa muscular.

A exposição ao estresse  diário pode causar sérios problemas à  saúde, que muitas das vezes são passados despercebidos, como:

  • Aumento da frequência respiratória ocasionando uma possível vertigem;
  • Tremor  e adormecimento nas extremidades do corpo;
  • Limitação  da audição;
  • Dificuldade  em fixar a visão, entre outras.

Sendo assim sabemos que o estresse é um fenômeno negativo que  esta diretamente ligado a perigos ou prejuízos. Entretanto é necessário ao
desenvolvimento humano, para a manutenção e aperfeiçoamento das capacidades  funcionais, como autoproteção e conhecimento dos próprios limites.
Biologicamente falando os sintomas do estresse é um sinal da luta do organismo  para manter ou restaurar seu equilíbrio.

Ao praticar exercícios  físicos o organismo acelera a capacidade cardiorrespiratória, que resultará  em benefícios psicológicos fundamentais para a vida cotidiana, contribuindo para a melhora do humor, autoestima, autoconfiança e funcionalidade cognitiva.

Sem contar que durante as atividades físicas o organismo libera endorfina, que por sua vez  melhora o humor e alivia a dor, reduzindo assim os níveis de cortisol no sangue, que é um dos hormônios responsáveis pelo estresse e à depressão. Portanto vale de tudo para ter uma vida mais ativa:

  • Andar;
  • Passear com o  Cachorro;
  • Dançar;
  • Fazer compras a  pé;
  • Correr;
  • Subir e Descer  escadas;
  • Pedalar;
  • Fazer  Jardinagem.

Resumindo, ao contrario do que muitos imaginam não são necessárias
longas horas de atividade física.
Para aproveitar melhor seu tempo, basta inclui-las na rotina do seu dia-a-dia, combatendo o sedentarismo e os riscos que ele agrega.

Por Fábio Colatto, Jornalista

NOTA: O artigo acima escrito foi elaborado por especialistas do Corpo Ideal  Suplementos e está protegido por lei dos direitos autorais. A cópia do mesmo  acarretará crime conforme prescrito em lei.

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