De olho no rótulo!

De olho no rótulo

De olho no rótulo

Você sabe ler o rótulo dos alimentos? Aprenda quais são os ingredientes que sabotam a sua dieta

Devido ao nosso ritmo de vida nem sempre conseguimos nos alimentar corretamente e muitas vezes acabamos optando por comer produtos industrializados. Esse tipo de alimento vem sempre carregado de ingredientes “sabotadores” da dieta: o açúcar; as gorduras saturadas e trans, o sódiocorantes  e aromatizantes; tudo para tornar o alimento mais atraente e saboroso.

O problema é que além de aumentar as calorias do produto, esses ingredientes são prejudiciais a nossa saúde.

 

Entenda melhor cada um dos ingredientes:

Açúcar: É uma grande fonte de energia para o corpo humano, porém quando consumido em exagero causa o aumento de peso e excesso de gordura no sangue.

Gordura saturada: Está presente de forma natural nos animais. É encontrada, portanto, em carnes gordas, embutidos, leite e derivados.
Seu consumo excessivo pode causar aumento de peso, doença do coração, colesterol ruim elevado e obstrução dos vasos sanguíneos.

Gordura trans: é produzida pela transformação de óleos vegetais em gordura vegetal hidrogenada, com a intenção de prolongar o prazo de validade dos alimentos, aumentar a maciez e dar leveza e cremosidade ao produto. Está presente em alimentos como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, sorvete, chocolate entre outros. A ingestão desse tipo de gordura é responsável pelo aumento de peso e problemas no coração.

Sódio: É um mineral presente principalmente no sal de cozinha. Também é utilizado em refrigerantes, temperos prontos, biscoitos tipo snacks, sopas prontas, embutidos, entre outros. Sua utilização em excesso pode ocasionar problemas de pressão alta.

Por isso é importante verificar sempre o rótulo dos produtos, comparar embalagens e escolher sempre as que apresentarem valores menores dos ingredientes citados acima.

 

Por Thaís Bortolozzo | Jornalista | MTB: 65.045/SP

Deixe seu comentário