Como diminuir a retenção de líquidos

A retenção de líquidos mascara os seus resultados, já que parte da água acumulada no corpo na região subcutânea, entre o músculo e a pele, deixa seu corpo com uma aparência menos definida e mais volumosa, com a pele mais “grossa” além de ser uma das principais responsáveis pelas tão incomodas celulites. Como podemos traçar estratégias para diminuir essa retenção e deixar o corpo com uma aparência mais seca e definida?

O principal responsável pela retenção de líquidos é o alto consumo de sódio, alimentos embutidos como presuntos, linguiças, salsichas, mortadela, etc; e alimentos em conservas, como é o caso dos enlatados, que devem ser evitados. Porém, em alguns casos, podem ser lavados em água corrente para retirar o excesso de sódio. Os queijos também possuem alta concentração de sódio. Devem ser evitados o queijo coalho ou mussarela; dê preferência para o minas frescal ou cottage. Esqueça o sal adicional nos alimentos, aprenda a sentir o sabor de cada alimento e use temperos naturais sem sódio (cheiro verde, pimenta do reino, etc). Os altos níveis de cortisol (hormônio catabólico liberado em situações de stress e baixo consumo calórico) induzem a retenção de líquidos. Em dietas hipocalóricas, os níveis de cortisol costumam subir e a retenção de liquido aumentar.

Alguns fitoterápicos e bebidas diuréticas, como é o caso dos chás verde, preto, branco ou chá de hibisco, diminuem a retenção de líquidos e ajudam a manter uma aparência mais limpa. É importante também beber bastante água. Em situações de privação dela, o corpo retém mais líquidos para compensar a escassez.

Algumas dicas importantes: Beba bastante água; se bem orientado, utilize substâncias diuréticas; não siga planos alimentares muito hipocalóricos com o intuito de perder peso rápido; diminua o consumo de sódio e tenha uma retenção de líquidos bem menor!

 

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