Catabolismo X anabolismo: o que acontece em nosso corpo?

Muito se fala em anabolismo e catabolismo muscular, mas você sabe o que esses processos realmente significam e como acontecem? Para obter resultados satisfatórios por meio de treinos e suplementação, é fundamental conhecer sobre o funcionamento do corpo; por isso, vamos te ajudar a compreender essas questões.

catabolismo-anabolismo

Primeiramente, tudo começa nas reações bioquímicas dentro de nossas células. O conjunto dessas reações é chamado metabolismo, que se divide em duas partes com objetivos distintos: anabolismo e catabolismo.

Anabolismo

No anabolismo, ocorre o armazenamento de energia e a construção de novos tecidos. Um dos momentos em que isso acontece é logo após o treino. Se houver ingestão adequada de nutrientes, ocorre a síntese de proteínas dentro do tecido muscular, a partir dos aminoácidos. Dentre estes nutrientes necessários, destacamos proteínas e carboidratos, que têm papel fundamental no processo de fornecimento de aminoácidos.

Portanto, é possível concluir que, para que haja anabolismo e consequente crescimento muscular, é necessária quantidade de energia ideal para crescimento, regeneração e manutenção dos tecidos musculares.

Catabolismo

Já o catabolismo é basicamente o oposto do anabolismo. O processo catabólico ocorre quando o organismo não encontra energia suficiente proveniente da alimentação e, por isso, começa a destruir suas próprias reservas e tecidos, a fim de obter a energia necessária. Pode-se dizer, portanto, que o catabolismo prejudica o crescimento muscular.

Durante o treino, a quantidade de energia necessária é muito grande, o que leva ao processo de catabolismo. Para combatê-lo, é importante estar atento a algumas medidas que auxiliam na recuperação muscular e na reversão deste processo para o anabolismo. São elas:

• respeitar os períodos de descanso;
• utilizar boa suplementação de proteínas e aminoácidos, antes e depois do treino;
• ter alimentação adequada;
• praticar atividades físicas, de acordo com seu condicionamento; e
• evitar ingestão de álcool.

Suplementos anticatabólicos

Como citamos acima, o processo de anabolismo ocorre quando há a síntese de proteínas dentro do músculo, por meio dos aminoácidos. Portanto, suplementos que são fonte destes dois nutrientes são excelentes opções para estimular o ganho de massa magra.

Os preferidos de quem treina são whey protein (proteína do soro do leite) e BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada). Principalmente para quem está começando ou voltando a treinar, esta dupla auxilia muito na prevenção de dores musculares e catabolismo, bem como na manutenção da musculatura. Já para quem já treina há algum tempo, é possível adicionar outros produtos à suplementação, como packs ou até mesmo outras opções de aminoácidos.

Onde encontrar suplementos anticatabólicos

A Corpo Ideal tem diversos produtos para proteger seus músculos durante os treinos, contribuindo no crescimento e na manutenção de massa muscular de forma saudável. Usando o cupom “blog” na compra, você ganha desconto especial! Clique na imagem abaixo e conheça todas as opções!

catabolismo-anabolismo-blog

Deixe seu comentário