Como ficar forte: dicas para o crescimento muscular

Conquistar um corpo definido e musculoso é o objetivo de muitas pessoas, mas só alcança quem se dedica e não desiste no meio do caminho. É possível ficar forte de forma saudável, basta seguir algumas dicas importantes, desenvolver hábitos corretos e persistir. Para te ajudar, listamos várias indicações. Confira!

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Comece pela dieta

Sim, este é o primeiro passo. Afinal, de nada adianta treinar exaustivamente se sua alimentação for cheia de fast-food, massas, doces e refrigerantes. Estes alimentos só prejudicam a saúde e atrapalham o processo de hipertrofia (aumento de massa muscular).

Para ter músculos definidos, é preciso consumir carboidratos, uma vez que são as principais fontes alimentares de energia.  Contudo, os carboidratos devem ser de baixo índice glicêmico, como arroz integral, aveia, batata doce e lentilha.

Alimentos que não possuem fibras são rapidamente digeridos e transformados em açúcar, se depositando no corpo em forma de gordura. Quanto mais rápido o carboidrato se transforma em glicose, mais elevado é seu índice glicêmico e menos tempo de saciedade oferece. Resultado: você come mais. Por isso é importante consumir alimentos com baixo índice glicêmico.

Faça exercícios diariamente

Não vale ir à academia apenas dois dias durante a semana e cobrar de si mesmo os resultados esperados. Para alcançar a hipertrofia, é preciso ter constância nos treinos e foco durante os exercícios, evitando distrações. Metas de curto prazo ajudam muito quando o objetivo final é difícil de ser alcançado.

Por outro lado, é recomendado focar na qualidade dos treinos – e não na duração. É comum que pessoas que estão começando a treinar entrem em overtraining, processo que ocorre quando a pessoa faz mais exercícios do que seu corpo consegue se recuperar, causando dores musculares, o que também resulta no catabolismo (perda de massa muscular).

Para evitar este e outros problemas, segue outra dica muito importante.

Conte com ajuda profissional

Ser acompanhado por um profissional de educação física e um nutricionista é essencial para conquistar o corpo desejado de forma saudável. Durante os treinos, o personal oferece instruções que auxiliam a realizar as repetições e séries corretamente, com postura e carga adequadas, por exemplo. Além disso, o alongamento é fundamental, pois ajuda a inibir a dor muscular. Negligenciar essas orientações “simples” pode trazer sérios problemas.

Já a supervisão nutricional proporciona dieta personalizada e adequada conforme suas necessidades, o que é muito importante para ter um corpo saudável e definido.

Utilize suplementos

O uso de suplementos alimentares faz toda a diferença na rotina de praticantes de atividades físicas de qualquer modalidade. Quem deseja ficar forte encontra nos suplementos a energia que precisa para ter máximo desempenho, o que impacta diretamente no resultado final.

Diversos tipos de produtos ajudam neste objetivo, como whey protein, albumina, caseína, creatina, proteínas, pré-treinos e ZMA. Com dieta balanceada, treinos em dia, acompanhamento profissional e suplementação, você terá tudo o que precisa para construir e manter seus músculos cada vez mais definidos.

Onde encontrar suplementos para ficar forte

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