Saiba tudo sobre hipertrofia muscular

Muitas pessoas começam a fazer exercícios físicos já pensando em ficar “grande”. A forma correta de se referir a tal objetivo, é dizer que está buscando por hipertrofia muscular. Confira este artigo e entenda melhor sobre o assunto.

hipertrofia

O que é hipertrofia muscular?

Trata-se do aumento de volume dos músculos em resposta a estímulos relacionados ao esforço físico. A hipertrofia pode ser dividida em dois tipos:

Hipertrofia tensional

Ocorre quando os exercícios (repetições baixas, cargas muito altas e intervalos maiores) causam pequenas lesões nas células musculares. Durante o descanso, o músculo faz a síntese de proteínas, se recuperando e aumentando seu diâmetro.

Hipertrofia metabólica

Ocorre quando os exercícios (repetições maiores com cargas altas e intervalos menores) exigem muito do corpo, acelerando o metabolismo e causando um estresse bioquímico nas células musculares. Neste caso, as células aumentam suas reservas energéticas e proporcionam o crescimento dos músculos.

Como conseguir?

Para quem quer ficar “grande”, a forma mais eficiente de alcançar este objetivo é por meio da musculação. Porém, também é possível com auxílio de outros exercícios, como pilates e treino funcional. Um treino ideal para alcançar a hipertrofia deve ser muito intenso e alternar os estímulos, trabalhando tríceps, bíceps, ombros e pernas.

A alimentação exerce também papel fundamental, sendo necessário manter dieta que forneça energia suficiente para manter treinos intensos e estimule a construção do músculo. É indicado o consumo de muita proteína, que é o principal nutriente responsável pela construção muscular. Carnes, ovos, batata doce e leguminosas são alguns clássicos entre as pessoas que querem alcançar a hipertrofia muscular. Os suplementos proteicos, como whey protein, também são aliados de uma dieta para ganho de massa.

Ter momentos de descanso também é indispensável! Não adianta morar na academia e não oferecer tempo ou nutrientes suficientes para o corpo se “reconstruir”, fortalecendo os músculos.

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Suplementos para hipertrofia

Os suplementos alimentares servem para auxiliar e, muitas vezes, acelerar alguns processos no organismo. Isso serve também para a hipertrofia, que pode ser potencializada pelo uso de alguns tipos de produtos, como:

BCAA

O suplemento de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) é composto por leucina, isoleucina e valina. Estes aminoácidos têm uma capacidade incrível de aumentar a síntese proteica muscular e estimula hormônios anabólicos, melhorando a captação de nutrientes pelo músculo.

Creatina

A creatina é um tripeptídeo formado por três aminoácidos – arginina, glicina e metionina. Este tripeptídeo leva um fosfato ao local de contração muscular, produzindo o ATP (molécula que armazena energia). Ou seja, quanto maiores os níveis de creatina intramuscular, mais energia é gerada. Desta forma, é possível intensificar os treinos e, consequentemente, seus resultados.

Whey protein concentrado

A proteína concentrada do soro de leite (whey protein concentrado) é rica em aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo nosso corpo e evitam o catabolismo (perda de massa muscular). O whey protein concentrado contribui de forma eficaz no ganho, na manutenção e na recuperação muscular.

Onde encontrar

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