Suplementos para ganho de massa muscular

Certos indivíduos possuem uma grande dificuldade em ganhar peso (quando falo em “ganho de peso” me refiro à massa muscular e não gordura em excesso).

Portanto o tema dessa semana será sobre suplementos que ajudam a promover o ganho de massa muscular.

Existem inúmeros suplementos para tal efeito e vou relatar alguns que acredito serem mais importantes e confiáveis.

BCAA

São suplementos alimentares compostos por aminoácidos de cadeia ramificada (branched-chain amino acids por isso o nome “BCAA” é uma sigla em inglês).

Estes possuem substâncias com propriedades anti-catabólicas, ou seja, além dele ajudar no crescimento muscular atua também como bloqueio na perda de massa muscular, que é bem comum em treinamentos de alta intensidade.

Geralmente devem ser associados a outros tipos de suplementos que atuam na construção muscular, enquanto os BCAA previnem a perda.

Creatina

A creatina ou produtos que usam ela em sua composição se destacam principalmente por promover um aumento significativo de peso e principalmente de volume muscular.

Mas é preciso ficar atento e seguir a risca o modo de uso indicado pelo fabricante (tabela de informações nutricionais) e bula.

Hipercalóricos

Esses produtos se destacam pela alta concentração calórica que geram um significativo volume, massa e peso muscular.

Mas dependendo da composição e do produto, tais “ganhos” geralmente não possuem grande definição devido a altas concentrações de carboidratos simples e/ou complexos que possuem em suas formulações.

 

Whey protein

Um dos suplementos mais utilizados por praticantes de musculação ou atletas de diversas modalidades esportivas.

Realmente é indispensável o uso dela para a construção muscular, pois as proteínas fazem parte da musculatura em si.

Elas estão presentes em diversos alimentos, principalmente nas carnes, mas a grande vantagem de fazer uso da whey protein é a isenção de outras substâncias que possam estar presentes nos alimentos e possam atrapalhar ou retardar a absorção, como as gorduras presentes nas carnes, por exemplo.

Whey protein Isolada

Seria um tipo “nobre” da whey protein. Ela possui alta concentração protéica e o seu diferencial é a ausência ou baixa concentração de carboidratos presentes em suas formulações, que contribui para que o ganho e o desenvolvimento muscular sejam de melhor qualidade. Geralmente é mais utilizada na fase de definição muscular.

Por Ana Gasparini

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