A capacidade da glutamina na recuperação de estresse em atividades físicas intensas

Por Daniel Coimbra Nutricionista

A glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular e é classificado como condicionalmente essencial, isto é, pode ser produzido através de outros compostos no organismo. Porém, em alguns casos a suplementação é necessária para aumentar a disponibilidade desse nutriente no sangue. A glutamina se torna um aminoácido importante para pessoas que realizam atividades físicas e entram em períodos de baixa imunidade.

O suplemento alimentar tem a capacidade de doar sua estrutura de carbono para a formação de moléculas de glicose (gliconeogênese). Ou seja, também podemos adicionar a glutamina na dieta de indivíduos que buscam perda de peso e nos momentos do dia em que o consumo de carboidrato é baixo, visando a queima de gordura. O aminoácido na dose certa vai aumentar a formação de glicose dentro das células diminuindo a perda de tecido muscular sem que haja inibição da lipólise.

 

Glutamina: importante para a recuperação muscular

Em atividades físicas extenuantes há uma diminuição na concentração do nutriente intramuscular. Esse fenômeno reduz a resistência das células contra lesões, podendo levar a morte celular (apoptose) mais rápido. Com pouca glutamina no organismo, você entra em degradação muscular com mais facilidade, principalmente se for um indivíduo que passa por muito estresse no dia a dia ou seu nível de atividade física for muito alto.

A suplementação com glutamina também é benéfica para a replicação celular, principalmente das células imunológicas, pois melhora a resistência a infecções e a reparação de lesões. Dentro das células existe uma série de proteínas chamadas de proteínas de choque térmico. Elas são responsáveis pela recuperação celular ao estresse.

Eu poderia continuar escrevendo sobre o quanto a glutamina pode ajudar nos processos metabólicos do seu corpo. O aminoácido tem seu lugar em estratégias nutricionais variadas e pode contribuir para melhores resultados tanto estéticos como na parte da saúde geral e qualidade de vida.

BLOG-CTA

Deixe seu comentário