Aminoácidos: sem eles não há hipertrofia

Aminoácidos: sem eles não há hipertrofia

Aminoácidos: sem eles não há hipertrofia

Quando os músculos começam a crescer devido à  atividade física, é necessário garantir que não falte a matéria prima necessária para manter o tecido muscular.

Nesse ponto, a ingestão de proteínas é extremamente necessária, pois este é o principal nutriente responsável pela construção do músculo. As proteínas são formadas por pequenos blocos nitrogenados denominados aminoácidos. Cada um deles é uma unidade fundamental nos processos anabólicos. Ao todo são 22 tipos de aminoácidos diferentes. Destes, 14 são sintetizados pelo corpo humano, e os outros 8 só podem ser adquiridos através da alimentação ou da utilização de suplementos alimentares.

A presença de todos esses aminoácidos em quantias adequadas no corpo irá formar uma proteína completa, o que garantirá sua saúde e o crescimento muscular.

Os aminoácidos da cadeia ramificada (BCAA) são responsáveis por prevenir a quebra das proteínas intramusculares, o que garante o ganho de massa muscular.

Nem sempre conseguimos ingerir a dose necessária de aminoácidos através da alimentação, e para quem pretende ganhar massa, é necessário garantir às células a suplementação diária. É muito conveniente que se consuma aminoácidos pela manhã e após o treino.


Aminoácidos essenciais

Estes aminoácidos correspondem a um terço da proteína muscular, mas não podem ser sintetizados pelo corpo.
Estão presentes nos suplementos BCAA e evitam a perda de massa por conta de treinos intensos.


Recomendação de uso:

Antes e após o treino.  Utilize juntamente com sport drinks ou solução de glicose. Não utilize junto com as refeições.

 

Aminoácidos não essenciais

São aqueles que podem ser sintetizados pelo corpo. Para quem pretende ganhar massa, os mais importantes são a glutamina e a alanina.

Estes aminoácidos livres, particularmente a glutamina, são os mais encontrados no músculo, correspondendo aproximadamente a 50% de todos os aminoácidos livres. Os níveis de glutamina estão diretamente relacionados ao processo de síntese de proteína no tecido muscular. No decorrer do treino, grandes quantidades de glutamina e alanina são solicitadas do músculo.  Você pode até realizar um ótimo treino, mas se não tiver todos os aminoácidos na quantidade necessária do seu organismo, os músculos não irão crescer.

 

Por Thaís Bortolozzo | Jornalista | MTB: 65.045/SP

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