Dor muscular depois do treino: como evitar?

Parece inevitável. Depois daquele treino intenso, daquela corrida ou daquele futebol do final de semana, sempre vem aquela dor muscular generalizada por todo o corpo, principalmente nos músculos que foram mais exigidos durante a prática do exercício. A parte boa é que apesar de parecer inevitável, não é.

Primeiramente, é importante entender por que sentimos essas dores. Antigamente, este desconforto intenso era atribuído exclusivamente ao acúmulo de ácido láctico na musculatura, causado por um tipo de fermentação no organismo. Porém, após diversos estudos, sabemos hoje que essa dor muscular é provocada principalmente por microlesões nos músculos.

Mas, calma, não se assuste! Estas microlesões são comuns quando praticamos atividades físicas, principalmente após longo período sem treinar. São causadas devido à frequente contração e ao relaxamento do músculo, que quando consistem em um esforço maior do que você está acostumado, resultam nesse desconforto muscular.

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Evitando a dor muscular

Para prevenir, é importante que você tenha orientação de profissional de educação física, para não exceder os limites de seu corpo. Mas existem, também, alguns suplementos alimentares que ajudam a evitar essas incômodas dores no dia seguinte. Estes suplementos são de aminoácidos.

O que são aminoácidos?

Os aminoácidos são moléculas que formam as proteínas, responsáveis por diversas funções vitais em nosso corpo, como, por exemplo, a formação de enzimas digestivas e tecidos, como pele, cabelos e unhas. Proteínas são essenciais também para a formação de nossa estrutura muscular, pois têm influência direta no anabolismo, na regulação hormonal, na regulação do fluxo sanguíneo, nos músculos e na reparação dessas microlesões.

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Suplementação

Os aminoácidos são obtidos através dos alimentos, como nozes, sementes, grãos integrais e legumes, como milho, cebola e brócolis. No entanto, quem pratica atividade física intensa pode precisar de uma dose extra de aminoácidos obtidos por meio de suplementação.

Separamos três opções de suplementos de aminoácidos, nas versões em pó, líquida e em cápsulas. Confira!

BCAA Power – Black Skull

Este BCAA em pó é da linha de produtos do fisiculturista Eduardo Corrêa, que dispensa apresentações. Os BCAAs são aminoácidos de cadeia ramificada (valina, isoleucina e leucina), o que significa que não são produzidos pelo nosso corpo e precisam ser obtidos por meio de alimentação ou suplementação. Eles agem na musculatura produzindo energia, formando novas proteínas, evitando o catabolismo (perda de massa muscular) e reparando lesões. A versão em pó proporciona absorção mais rápida e melhor digestão.

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BCAA Recovery – Midway USA

Este produto em cápsulas faz parte da Kaká Sports Edition, linha de suplementos do jogador Kaká. Cada dose (com 5 cápsulas) possui 2,5 g de BCAAs, que contribuem para a síntese de proteínas e a prevenção de dores musculares. É a versão mais prática de levar para a academia; basta colocar a dose indicada em um porta-cápsulas.

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Poli Amino Acid 38000 – Integralmédica

Este produto é um mix de proteínas e colágeno, que também oferece a quantidade necessária de BCAA para praticantes de exercícios intensos. Em forma líquida, possui aminoácidos essenciais e não essenciais, além de carboidratos que irão fornecer energia para o seu treino.

Contém também ZMA, composto de vitaminas e minerais, como zinco, magnésio e vitamina B, que estimulam a hipertrofia. Estudos indicam que atletas que ingeriram este produto por oito semanas tiveram aumento de massa muscular 2,5 vezes maior que outros atletas.

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 Onde encontrar suplementos de aminoácidos

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