Importância da suplementação com BCAA

Hoje, vamos falar um pouco de leucina, valina e isoleucina, mais conhecidas como aminoácidos de cadeia ramificada ou BCAA, que são três aminoácidos que têm como características as ramificações em sua estrutura química.

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Dentre os BCAA, a leucina é o aminoácido que apresenta maior poder anabólico, isto é, capacidade de gerar anabolismo (construção) no organismo. Isso se deve ao fato de a leucina ser capaz de estimular um gene chamado de mTOR. Este gene, quando estimulado, dá início à síntese de proteínas, resultando em crescimento muscular. A leucina serve como um sinalizador que ativa o gene mTOR, que dará início à síntese de proteínas e ao aumento de massa muscular.

Quando utilizado no pré-treino, o BCAA eleva o estímulo à hipertrofia e reduz a perda de massa magra durante o treino – o que é bem comum de acontecer, tendo em vista que o treino é um período de quebra, catabolismo.

Os BCAAs também podem ser utilizados ao longo do dia com o intuito de aumentar a sinalização para síntese de proteínas próxima a refeições grandes, gerando um melhor aproveitamento da proteína consumida.

São vários os benefícios de suplementar com BCAA. Procure sempre um nutricionista para indicar a melhor dose e os melhores horários para tomar este que é um poderoso estimulante para a hipertrofia muscular.

Por Daniel Coimbra – Nutricionista
Mestrado em Ciências Médicas – Faculdade de Medicina – Universidade Federal do Ceará
Especialização em Nutrição e Exercício Físico – Universidade Estadual do Ceará

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