A importância da suplementação de carboidratos para sua dieta

Por Daniel Coimbra Nutricionista

Nos dias atuais, os carboidratos são pouco lembrados e até mesmo taxados de “desnecessários” quando se trata da suplementação alimentar. As dietas da moda e o “endeusamento” das proteínas acabam escondendo esse nutriente importantíssimo para quem deseja melhorar a performance, para quem deseja perder gordura ou ganhar massa muscular.

 

Diferentes Tipos de Carboidratos

Diversos suplementos a base de carboidratos são comercializados hoje em dia. Dentre eles, podemos destacar o Waxy Maize, que é o amido de milho ceroso. O produto vem ganhando destaque graças as suas características moleculares diferenciadas. O Waxy Maize possui uma rápida digestão e absorção sem gerar picos de glicêmia, já que esta estrutura molecular pode ser rapidamente absorvida pelo músculo.

A Maltodextrina que reinou muitos anos no mercado também tem seu valor. Junto com a dextrose oferece uma rápida digestão e absorção, características que podem ser aproveitadas principalmente no pós-treino por indivíduos com o metabolismo acelerado e que visam ganho de massa muscular.

A D-ribose tem funções energéticas e estruturais, já que é encontrada na estrutura do DNA. Pesquisas mostram que 10g por dia do suplemento pode melhorar a recuperação de reservas energéticas de 3,4 a 4,3 vezes mais rápida do que outros carboidratos.

Sem carboidratos a recuperação muscular é prejudicada e a oxidação de gordura não acontece da forma eficiente. Além disso, o baixo consumo deste nutriente pode levar a fadiga precoce e piorar bastante a performance. Como explicamos acima, o mercado oferece vários tipos de carboidratos que podem ser incorporados a diferentes tipos de estratégias nutricionais evitando os efeitos indesejados da carência deste nutriente.

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