Creatina e suas dúvidas

Quem nunca teve dúvidas em relação ao uso da creatina que atire o primeiro pote!

A creatina é um composto naturalmente encontrado em alimentos de origem animal (carnes). Como suplemento é um importante fornecedor de energia para atividades musculares de alta intensidade e curta duração, num processo que aprendemos na aula de química…tá, faz tempo né?

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Vamos relembrar rapidamente: ela participa da formação da fosfocreatina (PCr) por meio de uma reação reversível que libera um fosfato de alta energia da molécula de ATP (adenosina trifosfato), formando assim adenosina difosfato (ADP), sendo esta reação catabolizada pela enzima creatina quinase (CK).

Resumindo, ela é fundamental para otimizar a performance em atividades de força explosiva. Por isso é muito utilizada por atletas de musculação que visam aumento de massa muscular.

Como tomar Creatina

Eu observo muitas pessoas utilizarem a creatina antes do treino, mas saibam que ela não irá influenciar positivamente a performance do exercício naquele momento.

A creatina possui um efeito crônico, então ele vai ocorrer depois que houver a saturação celular, o que leva alguns dias de suplementação.

Falando nisso, se você não é atleta com um campeonato em vista, não precisa fazer mega doses de creatina para saturação. Basta utilizar diariamente a dose recomendada pelo seu nutricionista.

Aliás, ela pode ser tomada em qualquer hora do dia, mas de preferência em alguma refeição que tenha carboidratos. Pode ser num shake pós-treino que contenha whey protein e dextrose, por exemplo, ou no café da manhã, assim você não se esquece de tomar nos dias em que não treina.

A ingestão de baixas doses por até 5 anos tem sido considerada saudável, não apresentando efeitos colaterais indesejáveis.

A decisão de se utilizar a suplementação de creatina como um método de se otimizar o desempenho esportivo deve ser tomada de acordo com a necessidade de cada indivíduo!

Então agora já sabem: uso de creatina para ganho de massa magra aliada a treino de hipertrofia muscular deve ser tomada todos os dias na dose e tempo estipulados por seu nutricionista, em qualquer refeição que tenha carboidrato!

 

Beijos da Nutri!

Nanda Muller

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