Tomar creatina engorda? Saiba como funciona o aminoácido

A creatina é um aminoácido importante para quem busca por hipertrofia (aumento de massa magra), pois oferece energia instantânea para os treinos e ajuda no ganho e na recuperação muscular, além de prevenir doenças neurodegenerativas. Este suplemento é bastante utilizado por praticantes de atividades físicas, porém, saber se creatina engorda é uma dúvida comum que permeia entre aqueles que estão pensando em começar a suplementação.

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Afinal, creatina engorda mesmo?

Este questionamento se dá porque o uso do produto pode reter líquido no organismo, dando a impressão de inchaço. Esta retenção, no entanto, ocorre dentro dos músculos, aumentando o volume intracelular e proporcionando ganho de peso e massa magra. Porém, a boa notícia é que não há acumulo de gordura!

Como funciona?

Este nutriente é composto de aminoácidos e produzido pelo organismo, principalmente no fígado, nos rins e no pâncreas. Também pode ser obtido por meio de alguns alimentos, como peixe e carne vermelha, ou suplementação.

Quando entra no organismo, a creatina é transformada em fosfocreatina, que é uma molécula que armazena energia de forma rápida e a utiliza na contração muscular durante os treinos. Isso evita que o corpo use a glicólise como energia, inibindo a sensação de queimação muscular durante atividades intensas.

Além disso, ocorre o processo de osmose intracelular, o que estabiliza os teores de água dentro da célula muscular. Com isso, a célula é expandida, o que causa a impressão de ganho de peso. Mas é justamente esse processo que garante o rápido resultado da creatina, aumentando os músculos em pouco tempo.

Benefícios

O suplemento aumenta o desempenho do atleta durante seus treinos, garantindo melhores resultados. Seus benefícios são oferecidos a partir do fornecimento de energia rápida para os músculos, o que favorece o ganho de massa muscular magra e a recuperação dos tecidos.

Indicações

Durante o período de suplementação com creatina, é essencial consumir bastante água, já que o líquido é mais armazenado pelo corpo, podendo faltar em outros órgãos.

Antes de usar suplemento de creatina, é importante consultar médico ou nutricionista. O acompanhamento profissional oferece as instruções necessárias conforme a necessidade de cada pessoa e evita problemas causados pelo excesso de suplemento, como danos ao fígado. Seguindo orientações corretas, os ganhos são ainda mais eficazes.

Onde encontrar

Se você estava com dúvidas se creatina engorda e para que serve, agora, já sabe que tem bons motivos para acrescentá-la à sua rotina de treinos.

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