Colágeno – conheça essa proteína e seus benefícios

Colágeno

Colágeno

O colágeno é uma proteína muito necessária para quem quer ter um corpo firme e ossos saudáveis

O colágeno é a proteína mais abundante no nosso corpo, constituindo cerca de 30% do total de proteínas. É formado por vários tipos de aminoácidos, adquiridos através da ingestão de carne bovina, gelatina ou suplementos alimentares.

Tem diversas funções importantes no corpo humano, como sustentação das células e composição de órgãos como a pele, cartilagens, ossos, tendões e ligamentos. Sua deficiência, portanto, pode causar problemas de rigidez muscular, inflamações nas juntas, doenças de pele, má formação óssea, etc.

O nosso organismo é capaz de produzir colágeno, mas conforme vamos envelhecendo a quantidade produzida diminui. Mesmo ainda jovens, já sofremos com a perda dessa proteína, mas esta é menos evidente do que em pessoas mais velhas. Estudos apontam que a partir dos 30 anos sofremos uma perda de 1% de colágeno ao ano. Aos 50, passamos a produzir apenas 35% da quantidade necessária de colágeno. Essa deficiência causa flacidez da pele e músculos, aparecimento de rugas, fragilidade nos ossos e articulações e a diminuição da elasticidade da pele.

Podemos concluir que a falta de colágeno é um dos principais fatores que causam o envelhecimento.  Também está relacionada com a diminuição da espessura dos fios de cabelo e o surgimento de estrias.

Por isso é muito importante utilizar um suplemento alimentar à base de colágeno. Este pode ser ingerido em forma de cápsulas ou pó e contém a quantidade diária necessária de colágeno que o seu corpo precisa.

 

Benefícios do colágeno

- Enrijece a pele e músculos- Combate problemas ósseos, rugas, estrias e flacidez;

- Previne a celulite;

- Fortalece cabelos e unhas;

- É aliado das dietas de emagrecimento.

 

Por Thaís Bortolozzo | Jornalista | MTB: 65.045/SP

NOTA: O artigo acima escrito foi elaborado por especialistas do Corpo Ideal Suplementos e está protegido por lei dos direitos autorais. A cópia do mesmo acarretará crime conforme prescrito em lei.

Deixe seu comentário