Açúcar no pré-treino: ingerir ou não?

A Black Friday começou! Clica para ver os preços imperdíveis. 

Alimentos fontes de açúcares simples (carboidratos de fácil e rápida digestão e absorção) elevam a glicemia rapidamente e, dependendo do momento em que são consumidos, podem trazer malefícios e atrapalhar seus objetivos. Logo, surge a dúvida: consumir ou não açúcar no pré-treino?

acucar-no-pre-treino-daniel-coimbra

Como o organismo reage ao consumo de açúcar no pré-treino?

Quando consumimos açúcares simples, os níveis de açúcar no sangue sobem de maneira descontrolada, estimulando a liberação de insulina, também de maneira descontrolada. A insulina, por sua vez, tem o papel de estimular transportadores para entrada de glicose dentro das células, ou seja, ela “abre as portas das células” para entrada de glicose e, consequentemente, reduz a glicemia sanguínea. Quando é liberada descontroladamente, como no caso do consumo de açúcares simples, ela ocasiona um efeito chamado “hipoglicemia de reboot”, que é queda da glicose sanguínea abaixo dos valores normais.

Então, consumir açúcar ou alimentos ricos em açúcares simples no pré-treino pode gerar um pico de glicemia e depois, devido à alta liberação de insulina, uma hipoglicemia de reboot, causando desconforto, náuseas, queda no rendimento, sensação de desmaio, fraqueza, entre outros sintomas.

Em alguns casos, como de hipertrofia e pacientes que dispõem de um nível de treinamento avançado e um metabolismo mais acelerado, pode ser feita uma refeição com carboidratos complexos de uma a uma hora e meia antes do treino; e meia hora antes a adição de algum açúcar simples não vai causar hipoglicemia de reboot e vai melhorar o quadro anabólico do paciente, otimizando a hipertrofia.

A insulina é um hormônio anabólico e, quando liberada de forma exacerbada, inibi a queima de gordura (lipólise) e estimula a formação de massa gorda (lipogênese), sendo contraindicada para quem almeja definição muscular, principalmente no pré-treino, em que devem ser usadas todas as armas para melhorar a queima de gordura.

Resumindo a história, o consumo de açúcar pré-treino, quando feito de forma errada, ocasiona queda no rendimento devido a hipoglicemia de reboot, diminui a queima de gordura e aumenta a formação de gordura. Quando usado de maneira controlada e calculada, pode melhorar o ganho de massa muscular e aumentar o rendimento.

Por nutricionista Daniel Coimbra (CRN: 9240)

Onde encontrar suplemento pré-treino

A Corpo Ideal Suplementos tem os melhores suplementos pré-treino para contribuir com seus objetivos! Usando o cupom “blog” na hora da compra, você ainda ganha desconto! Confira nossas sugestões de suplementação pré-treino clicando na imagem abaixo!

acucar-no-pre-treino-blog

Deixe seu comentário