Suplementação pós-treino: o que tomar?

A suplementação pós-treino é realmente muito eficaz tanto para quem deseja perder gordura como para quem visa ganho de massa muscular, com uma estratégia bem elaborada podemos aproveitar ao máximo todo o potencial de recuperação que o músculo confere neste momento e ainda potencializar a perda de gordura.

Durante a atividade física intensa, contrações musculares estão ocorrendo de forma acentuada. Graças a isso há uma aumento de cálcio dentro da célula muscular fazendo com que a mesma fique bem mais receptiva a nutrientes. Porém os níveis de cálcio vão diminuindo de maneira rápida após o exercício, então se faz necessária, na maioria dos casos, a suplementação de proteínas e carboidratos de rápida digestão e absorção, como é o caso do whey protein, que além de ser uma proteína de alto valor biológico também é rapidamente digerida e absorvida.

A fonte de carboidrato pode ser o waxy maize, que pelo seu peso molecular chega rapidamente a célula muscular melhorando ainda mais a recuperação do músculo. Combinado a estes dois suplementos e no pós-treino, a absorção da creatina se torna bem mais eficaz e seus efeitos são potencializados gerando mais força e consequentemente hipertrofia nos próximos treinos. Para completar, ao shake pode ser acrescentando o aminoácido glutamina, que tem a função de melhorar a absorção intestinal de nutrientes e a recuperação muscular por estimular a atividade das células satélites, que são responsáveis por formar novos núcleos nas células aumentando o volume das mesmas.

Então galera, estes são alguns exemplos dos suplementos mais eficazes para recuperação muscular no pós-treino, que aliado a uma dieta bem individualizada com certeza vai trazer ótimos resultados.

Daniel Coimbra Nutricionista

Mestrado em Ciências Médicas- Faculdade de Medicina- Universidade Federal do Ceará – Especialização em Nutrição e Exercício Físico- Universidade Estadual do Ceará

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