A cafeína

A cafeína é sem dúvidas o composto mais utilizado nas formulações de termogênicos, tanto nacionais quanto importados e está no topo da lista de substâncias mais vendidas para quem visa perda de gordura corporal. Entenda agora como a cafeína vai aumentar o estimulo da perda de gordura.

Antes temos que entender que para perder gordura corporal é necessário primeiramente mobilizar as moléculas de Triglicerídeos (presentes no tecido adiposo) para que as mesmas sejam transportadas para o local que demanda energia e finalmente serem convertidas por meio de processos bioquímicos complexos em ATP (molécula que gera energia potencial). Dentro do tecido adiposo existe uma série de enzimas chamadas de “fosfodiesterases”, essas enzimas inibem a mobilização de ácidos graxos do tecido adiposo e a cafeína vai agir justamente inibindo a ação das fosfodiesterases, prolongando a mobilização de gordura e consequentemente aumentando a utilização da mesma como fonte de energia!

Então pessoal, a cafeína é realmente um ótimo termogênico e nas dosagens certas que variam de 3 a 6 mg de cafeína/kg de peso corporal é uma ótima aliada na perda de gordura.

 

Daniel Coimbra – Nutricionista

Mestrado em Ciências Médicas – Faculdade de Medicina – Universidade Federal do Ceará

Especialização em Nutrição e Exercício Físico – Universidade Estadual do Ceará

 

BLOG-CTA

Deixe seu comentário