Suplementos Termogênicos

Quando o assunto é corpo esbelto, definido, atlético, sempre veem em nossas cabeças a combinação dieta e exercícios. Essa dupla é o “segredo”para queimar as temidas gordurinhas em excesso (o saudável em termos de gordura corporal para homens seria em torno de 14 a 16% e 23 a 25% para mulheres, ambos com faixa etária entre 18 e 25 anos) e sucesso garantido para a boa forma e saúde de qualquer indivíduo de todas as faixas etárias e sexo.

Mas nem sempre essa combinação de dieta e exercícios são satisfatórios. Algumas pessoas tem mais dificuldade em perder peso por inúmeras causas como por exemplo alteração na tireoide ou depressão, entre vários outros fatores. Estas pessoas precisam de uma ajudinha extra e é ai que entram os suplementos termogênicos.

O que fazem esses suplementos?

Os termogênicos são um adicional na rotina alimentar. Eles estimulam o metabolismo a acelerar, trabalhar mais e consequentemente queimar mais gordura, fazendo com que você gaste mais calorias do que o habitual.

Quais são os tipos de termogênicos existentes no mercado?

Basicamente existem 5 tipos de termogênicos (mais utilizados), dentre eles temos os estimulantes. Todos os termogênicos possuem algum tipo de estimulante, na grande maioria a cafeína, garantindo que você fique mais animado, concentrado e focado para treinar.

Temos também os agentes lipolíticos. Eles promovem a lipólise, que simplificando seria a quebra das células adiposas (gorduras) que são jogadas na corrente sanguínea, transformando-as em energia e consequentemente eliminando-as.

É ai que entra o papel dos transportadores de gordura, outro tipo de termogênico bastante utilizado (um dos mais destacados é a L-carnitina). Uma vez que a gordura é quebrada ela precisa ser transportada e a L- carnitina transporta essa gordura para dentro da mitocôndria (funciona como um motor do nosso corpo) que a utiliza como combustível para gerar energia (respirar).

Temos também no mercado os Redutores de apetite. Esses estimulantes são mais utilizados quando o individuo não se importa em perder massa muscular ou gordura. Caso você não queria perder massa magra recomendo que faça uso de algum termogênico que não contenha essa substância.

E por último os Reguladores de insulina. Quando os níveis de insulina corporal estão baixos, a capacidade de queimar gordura é maior, enquanto a de estocar é menor. Existem no mercado algumas marcas que usam controladores de insulina em suas fórmulas; são eles: Extrato de canela, Cromo, Acido Alfa-Linólico, e a Evo diamina.

Outro fator bem interessante é que quando fazemos dieta para perda de peso, geralmente ficamos mais estressados e por isso algumas empresas colocam em seus produtos substâncias que ajudam a regular essas variações de humor.

Vale ressaltas que é sempre aconselhável consultar um médico ou nutricionista antes de fazer uso de qualquer suplemento ou remédio. Sua saúde em primeiro lugar.

Ana Gasparini

Deixe seu comentário