Vitaminas para ganhar massa muscular

Para alcançar a hipertrofia, isto é, o aumento de massa muscular magra, é necessário ter rotina de exercícios físicos e alimentação saudável, com carboidratos, lipídeos e proteínas. Porém, o cardápio ideal não se restringe a estes macronutrientes. Embora sejam negligenciados frequentemente, também são necessários minerais e vitaminas para ganhar massa muscular, pois contribuem no bom funcionamento do corpo e melhoram os resultados dos treinos.

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Principais vitaminas para hipertrofia

Vitaminas são sempre importantes para a saúde, cada uma com suas especificidades e funcionalidades. Mas algumas são especialmente úteis para o objetivo de ganhar músculos, devido às suas propriedades. Conheça as principais!

Vitamina A

O principal benefício deste nutriente é em prol da visão, uma vez que atua nas organelas dos olhos. Também faz bem aos cabelos, aos dentes, à mucosa, aos órgãos reprodutores, aos ossos, à pele e às unhas.

Esta vitamina é excelente para praticantes de exercícios físicos, pois é necessária na síntese de proteína, o que ajuda na reparação dos músculos. Além disso, reduz os radicais livres, que podem prejudicar o processo de hipertrofia.

Vitaminas do complexo B

Este complexo é composto pelas vitaminas B, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico), B11 (folacina) e B12 (cobalamina). E exatamente por ter tantos nutrientes, esse complexo é essencial para a saúde e as funções fisiológicas do organismo.

Essas vitaminas são importantes para crescimento e respiração celular; metabolismo; e produção de hormônios e hemácias.

Vitamina C

Conhecida por prevenir gripes e resfriados, esta vitamina também é excelente para quem pratica atividades físicas regularmente. Ela age como antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular. Aliada à vitamina E, também evita o catabolismo, que ocorre quando o corpo gasta os músculos para obter energia, diminuindo a massa muscular.

O nutriente ainda intensifica a síntese de testosterona (principal hormônio de crescimento) e contribui na produção de colágeno, que fortifica articulações e tendões, prevenindo lesões.

Vitamina D

A vitamina D fortalece os ossos e o sistema cardíaco, o que é muito importante para a saúde do corpo. Também é uma das vitaminas que mais estimulam testosterona naturalmente, o que faz dela importante na produção de proteínas. Por isso, é essencial no processo de hipertrofia.

Vitamina E

Sua principal função é evitar perdas celulares, prevenindo o catabolismo. Ela auxilia no aumento e na recuperação muscular, no desempenho dos treinos e no sistema imune, além de ser excelente antioxidante.

Suplementação

Com tantas vitaminas benéficas à saúde, é importante ter dieta balanceada e tomar bastante água, a fim de obter as substâncias necessárias para o organismo. Contudo, nem sempre é possível ingerir a quantidade necessária de vitaminas e minerais por meio dos alimentos. Para suprir esta carência, os suplementos alimentares são ótimas opções.

Os multivitamínicos – ou polivitamínicos – são ideais para isso, pois são complexos vitamínicos-minerais que ajudam a complementar a dieta e podem melhora a performance e os resultados dos treinos.

No entanto, vale lembrar que vitaminas para ganhar massa muscular não devem ser consumidas em excesso. Por isso, antes de fazer uso de suplementos, é recomendado consultar médico ou nutricionista, que podem avaliar as condições de saúde e necessidades de cada pessoa.

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