Whey protein: como é feito?

Se você frequenta academia ou realiza exercícios físicos regulares, já deve ter ouvido falar sobre whey protein e seus benefícios. Este tipo de suplemento alimentar pode ser aliado da dieta em objetivos como ganho de massa e recuperação muscular, pois oferece proteína de qualidade e diversos nutrientes ao organismo. Porém, você sabe como o produto é feito?

whey-protein

Composição

O principal ingrediente que compõe o whey protein é a proteína extraída do soro de leite. Contudo, suas fórmulas também contêm grande quantidade de aminoácidos essenciais, que são importantes para o bom funcionamento do corpo. Estes aminoácidos não são produzidos pelo nosso organismo, portanto, devem ser obtidos por meio de dieta e suplementação.

O whey protein possui pouca gordura e é rapidamente absorvido pelo corpo, intensificando a síntese proteica e ajudando na regeneração muscular. Desta forma, o consumo do suplemento – aliado à dieta balanceada e à rotina de exercícios físicos – contribui de forma eficaz para a construção muscular.

Processo de produção

Resultado da coagulação de leite durante a fabricação de queijo (principalmente brancos), o soro de leite é um resíduo que possui todos os elementos solúveis dessa bebida, correspondendo à solução de 5% de lactose em água. Sua gordura é retirada e processada para compor nosso cardápio. Este processamento pode ser realizado por meio de secagem simples ou a proteína ser aumentada pela retirada de lipídios e substância não-proteicas.

A proteína de soro natural não se associa durante o processo de coalho ou acidificação do leite. Apesar disso, quando desnaturada, desencadeia ações hidrofóbicas com outras proteínas, formando um gel de proteínas.

Versões de whey protein

Quando é extraída do soro de leite, a proteína ainda possui elevado teor de água, que pode corresponder a até 95% do que foi retirado e apenas de 0,7% a 1,2% de proteína. Por isso, o whey protein passa por processos de micro e ultrafiltração, a fim de garantir maior concentração proteica.

Estes processos de filtragens resultam em três versões de whey protein: concentrada (WPC), isolada (WPI) e hidrolisada (WPH).

whey-protein-desconto

Concentrada

Nesta versão, a proteína passa por processo de filtragem menos refinado, oferecendo de 70% a 80% de proteína pura, enquanto o restante do suplemento é composto por pequenas frações de carboidratos e gorduras. Como o custo para elaborar o produto é menor, seu preço de mercado também é mais em conta, sendo o tipo mais barato de whey.

Isolada

A proteína isolada de soro de leite passa por processo de filtragem mais intenso, garantindo de 80% a 95% de proteínas. Alguns whey protein desta categoria chegam a zero carboidratos e gorduras, o que contribui em dietas pouco calóricas e favorece o emagrecimento e a definição muscular.

Hidrolisada

Já o whey protein hidrolisado é feito por meio de filtragem detalhada. Nesta hidrólise, cadeias de proteínas são “quebradas” em pequenos fragmentos de peptídeos, facilitando e agilizando a absorção desse suplemento pelo organismo. Logo, esta é a forma mais pura da proteína.

Onde encontrar whey protein

Na Corpo Ideal Suplementos, você encontra os melhores produtos e preços para uma suplementação alimentar saudável e de qualidade. Além de excelentes preços, você ganha desconto exclusivo utilizando o cupom “blog” no carrinho de compras! Clique na imagem abaixo e confira todas as opções de whey protein!

whey-protein-blog

Deixe seu comentário