Whey protein: como tomar?

A ingestão desse suplemento é essencial para quem pratica qualquer atividade física de alto impacto (não só para quem faz musculação). A substância funciona como uma importante reserva de proteína, principal nutriente responsável pela construção das estruturas musculares. Tão importante quanto comprar um produto de qualidade, é saber como tomar o whey protein, já que isso é essencial para o seu maior aproveitamento pelo corpo.

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O que é whey protein?

A substância é retirada do soro do leite, possuindo grande quantidade de proteína e alto valor biológico, escala utilizada para definir a eficiência da absorção de um alimento pelo organismo. O whey protein possui valor biológico acima de 100, enquanto muitos alimentos que são fonte de proteína, como ovos, leite e carne, só chegam no máximo a 88 (ovos). Outra grande vantagem do produto é a adição de BCAA e glutamina e a exclusão de gorduras e parte dos carboidratos, deixando-o menos calórico.

Como tomar?

Embora seja um dos suplementos mais importante para ser consumido no pós-treino, este não é o único momento em que o produto deve ser ingerido. Na verdade, dependendo da dieta realizada, tomar o suplemento apenas depois de realizar a atividade física será ineficaz para atingir os seus objetivos.

Melhores horários para ingestão

Pós-treino

Por ser um suplemento de rápida absorção, é o mais indicado para ser consumido nesse momento, pois garante maior ganho de massa muscular e evita o catabolismo, um problema tanto para quem busca por hipertrofia quanto para quem quer perder peso. Durante a prática de atividade física de grande intensidade, o corpo utiliza todas as reservas energéticas de proteína para fornecer a energia necessária para realização do exercício.

Além da construção das fibras musculares, o nutriente é utilizado para a manutenção das funções essenciais do organismo. Quando não há reservas suficientes, o corpo sacrifica os músculos para retirar a proteína que precisa.

Pré-treino

A ingestão da proteína não é importante apenas depois do treino; tomar um shake de whey protein antes de iniciar a atividade física é indispensável para garantir melhores ganhos, principalmente quando combinado com outros suplementos. O consumo do suplemento antes do treino eleva as reservas de proteína do corpo, garantindo mais energia para conseguir realizar o exercício com o máximo de intensidade possível. Além disso, o corpo conseguirá utilizar esse estoque maior logo após o término da atividade, proporcionando melhor síntese proteica.

Quando acordar

Durante o sono, o corpo fica pelo menos oito horas (dormir bem é fundamental para hipertrofia) utilizando apenas as reservas de proteína para realizar e manter suas funções. Por isso, nesse momento, é necessário a ingestão de uma proteína de rápida absorção para elevar novamente as reservas.

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