Chegou o Outono! E a atividade física?

Com a chegada do Outono, chega também o clima ameno e a diminuição das chuvas em todo pais, essa estação é a responsável pela transição entre bom tempo e frentes frias regulares.

Que praticar atividades físicas regularmente é essencial para manter uma vida saudável e duradoura é fato! Mas com a chegada do outono a

exercícios físicos no outono

tendência é relaxar, trocando treinos por algumas horas a mais de sono, que resultam (na maioria das vezes) no ganho de peso e aumento do colesterol, características próprias desta época do ano. O uso de um termogênico também pode auxiliar na queima de gorduras.

Outono é a estação conhecida pela proliferação de doenças respiratórias, não que em outras estações não existam, mas nesta os índices aumentam por haver um número maior de pessoas concentradas num mesmo local “fechado”, contribuindo para a disseminação de doenças sazonais, que ocorrem com maior frequência em determinadas épocas do ano.

Manter uma alimentação equilibrada e a pratica de exercícios contribuem para minimizar os problemas relativos à estação, lembrando-se de colocar o corpo em ação fora dos horários de pico, por motivos simples, com ausência de chuvas e baixa temperatura o sistema respiratório fica vulnerável, por tanto evitar horários de maior poluição atmosférica é essencial. Os horários mais indicados para a prática de exercícios é, a partir das 07h30 e depois das 20h.

Os exercícios mais indicados nesta época do ano não fogem muito dos tradicionais, dando mais atenção para os aeróbicos, como caminhada, bicicleta e corrida. Lembrando sempre que atividades físicas são essenciais no combate ao ganho de peso que é comum nesta estação do ano, e ameniza os efeitos do colesterol, que é ingerido em grande quantidade pelos alimentos característicos da estação.

Porém existem alguns cuidados necessários para pratica de exercícios físicos. Levando em consideração as baixas temperaturas que são comuns no outono, exige-se cuidado dobrado para não ocorrer eventuais lesões, que por motivos de temperatura baixa são frequentes.

Algumas regras básicas:

  • Aquecer 20 minutos antes dos treinos é essencial para manter o corpo na temperatura ideal;
  • Dobre a atenção a cada musculo trabalhado;
  • A hidratação é fundamental, mesmo que a transpiração seja menor em dias de frio;
  • Usar roupas leves e confortáveis, mas que mantenha o corpo aquecido;
  • No caso de temperaturas muito baixas, opte pelo agasalho de algodão, tirando-o somente após o aquecimento. Ao fim dos exercícios torne a coloca-lo;
  • Pessoas com problemas respiratórios devem evitar lugares abertos;
  • Usar capuz ou gorro apenas com temperaturas muito baixas;
  • Não usar agasalhos de plásticos ou tecidos emborrachados que impedem a absorção do suor.

 

Por Fábio Colatto, Jornalista

NOTA: O artigo acima escrito foi elaborado por especialistas do Corpo Ideal Suplementos e está protegido por lei dos direitos autorais. A cópia do mesmo acarretará crime conforme prescrito em lei.

Deixe seu comentário