Dicas para aumento de força na musculação

Conhecida principalmente por exigir força do praticante, a musculação conquista cada vez mais homens e mulheres que estão em busca de um corpo forte e definido. Poucas pessoas sabem, mas o aumento de força não está relacionado diretamente com a massa muscular do corpo. O mesmo ocorre com os músculos, que não são sinônimos de resistência. É por isso que separamos para você algumas dicas sobre o aumento de força na musculação. Pronto(a) para intensificar seus treinos? Confira!

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Alterne entre musculação e aeróbicos

Prefira praticar atividades aeróbicas somente nos dias em que você não treina. Essas atividades fazem com que você queime um estoque grandioso de energia que seria importante durante o treino com cargas elevadas. Além disso, as atividades aeróbicas antes e depois dos treinos contribuem para que o corpo entre em catabolismo muito rápido, atrapalhando seus resultados.

Menos repetições e mais cargas

Quando falamos no aumento de força na musculação, muitas pessoas pensam que o ideal é fazer muitas repetições por exercício. Errado! Para que isso ocorra e a carga seja aumentada, é necessário que o número de repetições seja pequeno, o que favorece a hipertrofia muscular.

Exercícios específicos

Vale lembrar que para obter aumento de força na musculação é importante contar com ajuda de um profissional, que pode indicar os exercícios adequados, como supino, levantamento terra e agachamento. Assim, seu objetivo será alcançado de forma eficaz.

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Consuma proteínas e calorias “boas”

Para que os músculos fiquem fortes e maiores, é primordial o consumo de ricas proteínas em uma dieta balanceada. Sempre que você for malhar, precisará fortalecê-los e abastecê-los. Para isso, é importante considerar que proteínas não vêm somente da carne; derivados de animais também são excelentes, como ovos. Além disso, folhas e produtos de soja também contribuem bastante.

Já a ingestão de calorias boas garante o máximo de reconstrução muscular, gerando aumento de força. Por isso, além de proteínas, são essenciais carboidratos, gorduras e micronutrientes – com moderação, é claro.

Suplementação alimentar

Alguns suplementos alimentares – em especial, creatina, BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e glutamina – favorecem o aumento de força muscular antes, durante e até mesmo após os treinos. Enquanto alguns trabalham na elevação de força, outros evitam a fadiga muscular, proporcionando treinos com mais intensidade.

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