Saiba tudo sobre fisiculturismo

Arnold Schwarzenegger. Este nome quer dizer algo para você? Quem nunca assistiu a filmes de ação figurados por esta estrela? Pois, você sabia que além de ter sido um dos maiores nomes de Hollywood, o famoso ator também foi um grande atleta de fisiculturismo? Esta é apenas uma das muitas curiosidades sobre este tradicional esporte, que faz atletas em todos os continentes. Saiba mais sobre a modalidade!

fisiculturismo

Afinal, o que é fisiculturismo?

De forma simplificada, o fisiculturismo é um esporte que tem por objetivo definir que atleta tem os músculos mais desenvolvidos. Por meio de dietas, suplementação alimentar e exercícios objetivados ao hipertrofismo (desenvolvimento muscular), atletas do mundo todo treinam exaustivamente para apresentarem seus corpos definidos. Eles são avaliados por bancas julgadoras, que consideram quesitos técnicos especiais, como proporção da musculatura desenvolvida, volume dos músculos, definição, estética e, é claro, força.

Origem do fisiculturismo

Historiadores afirmam que os egípcios já exibiam suas musculaturas desenvolvidas como forma de diversão, praticando exercícios específicos para isso. Depois, civilizações antigas mantiveram a prática, como gregos e romanos.

A palavra “fisiculturismo” é uma tradução do inglês “bodybuilding”. Muito tempo depois dos egípcios, gregos e romanos, esse termo se tornou um esporte difundido pelo mundo todo. Por exemplo, os primeiros Jogos Olímpicos realizados na História contaram com uma categoria de esporte parecida com o fisiculturismo, que deu origem ao esporte, o levantamento de peso.
Contudo, o levantamento de peso em si não bastou para os apaixonados pela musculatura humana e, em pouco tempo, apenas a exibição dos resultados obtidos com exercícios físicos se tornou o fisiculturismo moderno.

Primeiros campeonatos

O final dos anos 1930 e o começo dos anos 1940 foram o estopim para o esporte. No ano de 1939, nasceu o Mister América, competição em que vários atletas, de diversas modalidades, exibiam seus corpos em busca do título.

O primeiro campeonato especializado, de fato, ocorreu um ano depois, quando o vencedor exibiu um corpo muito mais evoluído e com músculos desenvolvidos, elevando o nível do esporte.

fisiculturismo-desconto

Fisiculturismo na atualidade

Os anos passaram, as competições tomaram forma, o esporte se popularizou e grandes nomes surgiram, como Arnold, Lee Haney, Dorian Yates e Ronnie Coleman. Atualmente, existem diversas categorias específicas com objetivos segmentados, como:

• bikini fitness;
• bodyfitness feminino;
• fisiculturismo clássico;
• fisiculturismo masculino e feminino;
• fitness feminino;
• internacional mens physique;
• mens athletic physique; e
• women’s physique.

Estas categorias são classificadas como principais, no entanto, existem outras modalidades praticadas no mundo.

Suplementos para fisiculturismo

Atletas de fisiculturismo contam com auxílio de suplementos alimentares específicos, que garantem o aporte nutricional necessário para o ganho e a recuperação muscular de forma saudável. Também fornecem mais energia ao corpo, para treinos intensos.

O produto ideal deve ser escolhido por médico ou nutricionista, pois o acompanhamento profissional é essencial para alcançar os objetivos do esporte. Porém, seja qual for a suplementação necessária, a Corpo Ideal tem os melhores suplementos e preços, além de descontos especiais (utilize o cupom “blog”)!

Inscreva-se em nossa newsletter para saber mais sobre o mundo fitness e clique na imagem abaixo para conferir os melhores suplementos alimentares!

fisiculturismo-blog

 

Deixe seu comentário