Cada vez mais surgem opções de dietas cujo princípio é o low carb (baixa ingestão de carboidratos). Entre as mais populares esta a dieta cetogênica, que consiste na adoção de um cardápio com baixo teor de carboidratos e rico em gorduras boas. Saiba exatamente o que é esta dieta, como funciona e se ela é ideal para você.
O que é a dieta cetogênica?
Par entender como funciona, primeiro é preciso compreender um processo que ocorre em nosso corpo chamado Cetose.
Quando restringimos o consumo de carboidratos, nosso fígado inicia a quebra dos ácidos graxos, provenientes do tecido adiposo, para produzir os chamados corpos cetônicos, moléculas que serão utilizadas como fonte de energia no lugar da glicose. Simplificando, a cetose é o processo em que seu corpo utiliza a própria gordura como fonte de energia, o que resulta no emagrecimento.
A dieta cetogênica, por sua vez, foi criada inicialmente para controlar e prevenir crises de epilepsia. Foi aí que notaram seu potencial para a perda de peso, o que popularizou a prática ao redor do mundo.
Alimentos proibidos X alimentos permitidos
A base desta dieta é consumir quase nada de carboidratos, uma quantidade média de proteínas e uma porção elevada de gorduras.
Durante a dieta cetogênica, é terminantemente proibido o consumo de pão, arroz, massas em geral (macarrão, bolos, fast foods), açúcar, farinhas, aveia, batata, soja, feijão, ervilha, milho, grão de bico, leite, refrigerante e achocolatados.
São permitidos alimentos ricos em proteína, como carnes, peixes e ovos; e alimentos ricos em gordura como linhaça, chia, amendoim, óleo de coco, azeite, abacate, queijos, bacon, linguiça, presunto e molhos como maionese e mostarda. Alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes, também são liberados (3 a 4 unidades por dia).
Como fazer a dieta cetogênica?
O ideal é que você consulte um médico ou nutricionista para adaptar a dieta de acordo com o seu metabolismo e estilo de vida. Este profissional poderá te orientar sobre o período pelo qual deve adotar esta dieta, além dos alimentos adequados de acordo com sua rotina. Muitas pessoas seguem a dieta cetogênica por um período restrito, enquanto outras aderem como um estilo de vida. O importante é te acompanhamento profissional durante o processo.
Suplementos para a dieta cetogênica
Como a prioridade é consumir gorduras boas, há diversas opções de suplementos alimentares que podem compôr a dieta cetogênica. Você consumir pasta de amendoim sem açúcar, que além de saudável, promove a saciedade e auxilia na hipertofia muscular. O Ômega 3 também é um aliado nesta dieta, pois reduz inflamações, diminui as taxas de glicose no sangue e fortalece o sistema imunológico.
Precauções
A dieta cetogênica é contraindicada para idosos, pessoas com histórico de problemas renais, doenças cardiovasculares, AVC e pacientes em tratamento com cortisona.
Onde comprar suplementos para a dieta cetogênica?
Na Corpo Ideal Suplementos você encontra os suplementos alimentares permitidos durante a dieta. Não se esqueça de consultar um médico ou nutricionista para selecionar os produtos ideias para você.