Hipertrofia feminina: entenda melhor sobre o assunto e otimize seus resultados

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Uma das principais preocupações de qualquer mulher que começa sua jornada na musculação é a hipertrofia. Muitas têm a preocupação de que o treino pesado possa mudar sua aparência estética drasticamente, deixando-as com um corpo masculinizado. 

Aqueles que já praticam a musculação bem que gostariam de alcançar a hipertrofia tão fácil assim. A verdade é que esse é um processo demorado, que depende de muitas variáveis, como a alimentação, a intensidade dos exercícios e, até mesmo, o uso de suplementos. 

Se você começou a malhar e está preocupada com a hipertrofia no corpo feminino, não deixe de conferir esse artigo sobre o assunto.

Hipertrofia feminina: o que é e como influencia na perda de peso? 

A hipertrofia dos músculos caracteriza-se pelo aumento do seu volume. Essa é uma resposta natural do corpo ao exercício físico e pode ser completamente revertida. 

O corpo feminino é bastante diferente dos homens e, por isso, o processo de hipertrofia possui particularidades nas mulheres. Esse pode ser o objetivo das atletas de alta performance, ou daquelas que desejam apenas músculos mais definidos. 

O aumento de massa magra (ou seja, músculos) é benéfico para o corpo, mas pode causar o aumento do peso total. Afinal, se você perde gordura, mas ganha músculos, seu peso pode não se alterar de uma pesagem para outra, ainda que o corpo esteja muito diferente esteticamente. 

Por isso, mulheres que praticam a musculação não devem se ater tanto ao peso na balança, mas ao percentual de gordura corporal. Ele pode ser medido por meio da avaliação física profissional. 

Dicas para alcançar a hipertrofia

A testosterona é um dos hormônios responsáveis pela hipertrofia muscular. Ela está presente em concentrações diferentes em homens e mulheres, podendo chegar a ser até 50 vezes mais presente no corpo masculino. Sabendo disso, fica fácil entender os motivos pelos quais os homens têm mais facilidade em alcançar a hipertrofia do que as mulheres. 

Aquelas que desejam treinar apenas para alcançar a definição poderão realizar seus exercícios despreocupadas. A hipertrofia é um processo que não acontece do dia para a noite. Mas, se você deseja alcançar algum nível de hipertrofia no corpo feminino, vai precisar das seguintes informações:

Faça um treino pesado

O caminho para a hipertrofia requer muita disciplina e treino pesado, não há atalhos. Por isso, foque na musculação durante seu tempo na academia. 

Tente entender os limites de carga do seu corpo e realize as repetições completas de todos os exercícios. Também use as atividades mais leves – como os exercícios cardio, por exemplo – para garantir períodos de descanso muscular. 

Tenha uma boa alimentação

Sua alimentação precisa ser rica em proteínas, vitaminas e minerais para que a construção de músculos seja eficiente. 

Você precisará realizar alguns sacrifícios – doces e alimentos ultraprocessados devem sair da sua rotina –, mas é importante que você procure uma dieta que seja fácil de seguir. Dessa maneira, conseguirá se alimentar corretamente por mais tempo e otimizar resultados.

Use suplementação

A ingestão de proteínas na fase de hipertrofia é bastante alta. Nem sempre é possível garantir tudo o que você precisa só na alimentação e, por isso, suplementos são importantes aliados. 

Um dos mais utilizados é o Whey Protein, como o 100% Whey da Max Titanium, por exemplo. Vale lembrar, no entanto, que todo suplemento precisa ser acompanhado pela alimentação saudável e o treino pesado para que seus efeitos sejam satisfatórios. 

Leia também: Como tomar Whey Protein e otimizar a sua performance? 

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Não desista!

A hipertrofia e a definição levam tempo. Se você está se alimentando de maneira equilibrada, pegando pesado nos exercícios e usando a suplementação de maneira responsável, é só uma questão de tempo até que os primeiros resultados apareçam. A perseverança é uma das mais importantes armas na construção do seu corpo dos sonhos. Portanto, nada de desistir. 

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