Segundo a literatura científica, a glutamina é o aminoácido mais abundante no nosso plasma e tecidos musculares e é responsável pelo desenvolvimento de células, pelo transporte de substância dentro dos nossos tecidos, por ação antioxidante e até por proteção das células. (Vide Fonte)
Vários estudos apontam a suplementação da glutamina como uma ferramenta para evitar o catabolismo muscular pós-atividade física e por esse motivo, desde que comecei a treinar, sempre apostei no uso de glutamina.
Geralmente aposto em seu uso em pré e pós-treino em conjunto com alguma fonte de carboidrato e gordura, fazendo dessa uma refeição bem completa. E, como eu gosto de variar o preparo para não cair na rotina de todo dia fazer a mesma refeição, optei por uma receitinha de Creme de Banana com Glutamina que ficou deliciosa e cheia de nutrientes. Confira abaixo:
Ingredientes
- 1 banana previamente congelada e picada
- 1 colher de sopa de Glutamina
- 50ml de leite de coco
- 5 gotas de adoçante
- Amêndoas laminadas para salpicar por cima
Modo de Preparo
Bata em liquidificador ou processador a banana, a glutamina, o leite de coco e o adoçante, até atingir textura homogênea e cremosidade.
Porcione e adicione as lascas de amêndoas por cima e já está pronto
Dica: Pode ser feito com outras frutas como mamão, abacate, abacaxi, maracujá e pêssego, apenas lembrando que cada alimento tem um teor de açúcar e gordura. Portanto, vale a pena consultar sempre seu nutricionista e saber qual opção é mais adequada para seu plano alimentar.
Além de nutritivo, mata aquela vontade de doce e serve como uma opção de sobremesa refrescante. Espero que gostem!
Até semana que vem.
Beijos
Liv Gitahy
(1) Fonte: Vinicius Fernandes Cruzat; Éder Ricardo Petry; Julio Tirapegui. Glutamina: aspectos bioquímicos, metabólicos, moleculares e suplementação. Rev Bras Med Esporte vol.15 no.5 Niterói Sept./Oct. 2009