Como tomar creatina: 5 dicas para acelerar os resultados

A Creatina é um suplemento que está melhorando o desempenho de muitos atletas ao redor do mundo por conta da sua eficácia indiscutível.

Agora, a questão é: como tomar creatina? Para garantir segurança para a sua saúde e ter o melhor aproveitamento possível do suplemento, siga o texto para entender melhor como ela age e a melhor forma de usá-la!

O que é creatina? Quais são os seus benefícios?

A creatina é uma substância natural encontrada principalmente em carne bovina, peixes e frango, podendo ser encontrada em menor quantidade em ovos e leite.

Porém, seria bem difícil consumir a quantidade recomendada por dia apenas com alimentação. Seria necessário mais de 650 g de carne vermelha, todos os dias, para se obter 3 g de creatina. Vale lembrar que, além da creatina, estaríamos consumindo gordura, o que provavelmente não seria interessante para a sua dieta e treino. 

A creatina é produzida naturalmente pelo pâncreas, rins e fígado. Ela fornece energia para os músculos e cérebro, acelera a hipertrofia (treino para ganhar massa muscular), ajuda a regenerar os músculos, diminui o cansaço do treino, colabora nas funções cerebrais e aumenta as fibras musculares.

A seguir, respondemos cinco perguntas com dicas para o consumo de creatina.

1. Qual é a dosagem ideal de creatina?

A dose indicada por especialistas é 2 a 3 gramas por dia, porém, é interessante começar o uso com 3 a 5 gramas e reduzir após alguns dias. O excesso de creatina é naturalmente dispensado pelo corpo por meio da urina, portanto, a sobrecarga é irrelevante para o resultado, visto que o corpo tem um limite de aproveitamento da substância. É importante consumir todos os dias, independente de treinar ou não.

É indicada uma avaliação com um nutricionista para se analisar a necessidade do seu corpo em função da sua dieta e peso.

2. Por quanto tempo tomar creatina?

O recomendado é tomar por 3 meses e parar por um mês, para evitar que o organismo pare de produzir essa substância naturalmente, podendo recomeçar o ciclo após.

3. Qual é o melhor horário para tomar creatina?

O recomendável é tomar 1h antes do treino ou imediatamente após treinar.

Antes do treino, irá ajudar a ter mais energia e força muscular, o que ajudará a ter mais fôlego para um treino de mais qualidade.

Após o treino, é indicada para se recuperar do treino e diminuir a fadiga. É particularmente recomendado para quem treina mais de uma vez durante o dia, para “sobrar” energia para o próximo.

Quando não é dia de exercício, pode-se tomar a qualquer hora do dia, visto que é importante tomar todos os dias.

4. Quanto de água devo colocar?

Para saber como tomar creatina, é preciso entender que tomar a creatina com água é a melhor opção. A quantidade indicada é 35 ml para cada grama de creatina. Você também pode tomar com suco, leite ou misturar em um shake.

5. Posso tomar creatina com whey?

Com certeza! Inclusive é possível tomar os dois juntos, batidos em um shake, se você preferir. Porém, a forma ideal é tomar primeiro a creatina com água, de preferência com algum carboidrato (maltodextrina e dextrose são boas opções), para que a absorção dos nutrientes seja melhor. Espere em torno de 10 minutos para ingerir o whey, quando o corpo já tiver absorvido a cretina e o carboidrato e estiver precisando de proteína, assim, conseguirá tirar melhor proveito de todos os suplementos.

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