Devo tomar creatina durante o treino em casa?

Com o fechamento das portas das academias, ainda em 2020, muitas pessoas tiveram que adaptar suas rotinas ao treino em casa. Enquanto para muitos essa pode ter sido uma mudança radical, a verdade é que treinar em casa já é uma realidade para muitos praticantes de musculação e outros esportes. Essa é uma prática que pode ajudar a manter o corpo ativo e potencializar resultados. 

Para aqueles que praticam atividades físicas de explosão, a creatina é um dos suplementos mais populares para melhoria de desempenho. Mas ela ainda é necessária em treinos em casa? É isso que vamos descobrir nos próximos tópicos. 

O que é creatina?

A creatina é, na verdade, um composto de aminoácidos, mais especificamente a arginina, a glicina e a metionina. Apesar de terem nomes que parecem complicados, esses aminoácidos têm um objetivo relativamente simples: auxiliar o seu corpo no ganho de massa muscular. 

A creatina também tem o objetivo de garantir mais energia ao seu corpo, fazendo com que os treinos sejam melhor aproveitados, e, consequentemente, seus resultados sejam mais satisfatórios.

Devo tomar creatina mesmo treinando em casa?

Seja na academia ou em casa, a chave para saber se você precisa tomar a creatina está na intensidade dos treinos. 

Se você é um atleta de alta performance e mantém a mesma rotina e intensidade de treinos em casa, tomar a creatina ainda é muito importante. Em outras palavras, você poderá experimentar os benefícios da creatina treinando em qualquer lugar, desde que mantenha uma rotina regrada e intensa de exercícios físicos.

Quais são as vantagens da creatina?

A creatina está envolvida em processos de síntese de ATP, uma das principais fontes de energia usadas pelo corpo. Sendo assim, ela tem um impacto gigantesco na produção de energia para treinos, o que aumenta a qualidade das atividades praticadas, diminuindo também o tempo de recuperação muscular. 

Além disso, a creatina é composta por diversos nutrientes encontrados em alimentos, como a carne vermelha e os peixes, dois conhecidos aliados na criação de massa magra. Sendo assim, a creatina pode ser uma ferramenta poderosa para o seu objetivo de hipertrofia muscular, sem que seja necessário o consumo desses alimentos em altas quantidades. 

Como consumir o suplemento?

A creatina deve ser consumida diariamente, mesmo nos dias em que você não vai treinar. O ideal é que o consumo seja feito conforme a indicação do fabricante e da Anvisa, que, em média, é de 3g a 5g diários. 

O suplemento pode ser ingerido no pré-treino, auxiliando no ganho de massa muscular, ou no pós-treino, otimizando o processo de recuperação do glicogênio no tecido muscular. Tomar a creatina no pós-treino é uma ótima estratégia para aqueles que realizam mais de um treino por dia.

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