Fisiculturismo – Descubra como se tornar um atleta Bodybuilder

O fisiculturismo é uma prática esportiva que faz muito sucesso nos Estados Unidos, mas está ganhando muitos adeptos no Brasil. Para você ter uma ideia, o número de eventos e premiações para esse tipo de campeonato apresentou uma grande crescente nas últimas décadas e, aos poucos, a terra do rei Pelé começa a carregar nomes importantes no mundo dos Bodybuilders.

fisiculturismo

FISICULTURISMO

O que é fisiculturismo?

O fisiculturismo nada mais é do que um esporte, cujo objetivo é fazer com que os atletas desenvolvam a sua musculatura, por meio de dietas, suplementação alimentar e exercícios. Os competidores do mundo todo se preparam por um longo período para determinados campeonatos, onde apresentam performances com seus corpos definidos.

A competição consiste basicamente em uma apresentação com desfiles e poses, onde os atletas fazem o chamado “culto ao corpo” e revelam a construção de um novo corpo, em cima do seu próprio corpo.

Se você está pensando em ser um atleta de fisiculturismo, você precisa seguir algumas dicas e, mais do que isso, entender que o foco e a determinação é o começo de tudo.

O primeiro passo é o conhecimento sobre as categorias existentes nas competições, federações, treinador e tudo que envolve esse esporte. Você precisa realmente querer se envolver com o esporte, seguir uma dieta por longos períodos e sua rotina de treinos sem parar.

As principais categorias são:

• Fisiculturismo clássico;

• Fisiculturismo masculino e feminino;

• Internacional mens physique;

• Mens athletic physique;

• Women’s physique;

• Bodyfitness feminino.

 

Guia inicial para quem deseja ser um atleta de fisiculturismo

 

1-      Avaliação médica

 

Tudo começa por aqui, você precisa entender quais são os limites do seu corpo e entender qual é a melhor forma de começar essa grande mudança.

 

2-      Nutricionista

Todo atleta de fisiculturismo segue uma dieta rígida, dependendo do seu foco e em qual categoria irá competir, você vai precisar cortar diversos alimentos da sua refeição e, por isso, precisa encontrar os alimentos ideais para repor aqueles que foram retirados.

 

3-      Foco no treino

 

Treinar requer alguns cuidados. Você não vai malhar apenas para crescer, vai malhar para explorar a sua musculatura, a sua forma física, o aparecimento dos músculos. Tudo isso de acordo com as regras da categoria que irá competir. Portanto, procure um profissional capacitado e que entenda do assunto. Treine com qualidade e sem chances de errar.

 

4-      Suplementação

Por fim, e não menos importante, a suplementação é peça fundamental na vida de qualquer atleta de fisiculturismo. Os suplementos ajudam a melhorar a performance e acelerar os resultados. Veja as nossas dicas:

37517_amino-bcaa-top-120-caps-integralmedica-506_z2

Suplementos para quem pratica fisiculturismo: BCAA

 

 

Cor - Performance

Suplementos para quem pratica fisiculturismo: Creatina

 

Suplementos para quem pratica fisiculturismo: Maltodextrin

 

Suplementos para quem pratica fisiculturismo: Whey Gold Standard

Palavras de ouro no fisiculturismo: Treinamento clínico, forma e função, volume corporal e definição muscular.

Nada melhor do que conhecer a rotina de quem treina com quem já competiu ou está se preparando para competir.

Leia abaixo o nosso bate-papo com a atleta Fabiana Souza e Douglas Vasconcelos.

 

Atleta: Fabiana Souza – 37 anos

Redes sociais: @fabianasouzaoficial

Fabiana Influenciadora

Fisiculturismo – Fabiana Souza – Atleta

CI: Quando você decidiu ser uma atleta de fisiculturismo?

Fabiana: Decidi em 2014, quando fiquei admirada com os corpos fitness das atletas pelo mundo. Sabia que não seria fácil, mas como já gostava de malhar, decidi investir.

CI: Quais foram os primeiros passos?

Fabiana: Eu sabia que iria ter que me esforçar demais. E claro, não entendia muito bem. Foi então que decidi procurar um treinador, alguém com certa experiência que pudesse me orientar. Essa pessoa me apresentou a categoria biquíni fitness, eu achei interessante, sabia que seria mais fácil e que após essa competição, poderia partir para campeonatos que fossem exigir. Mudei a minha alimentação, o meu treino foi totalmente reformulado, coloquei isso como meta de vida e me abdiquei de várias coisas que eu gostava de fazer. Mas valeu a pena, a competição biquíni fitness foi à abertura para o mundo do fisiculturismo.

CI: Como é sua rotina pré-campeonato?

Fabiana: Hoje em dia tenho uma equipe multidisciplinar bem focada, que me auxilia demais. Treinadores, nutricionista, marca de suplemento, como a Nutrex Research, e o apoio da minha família. Sendo assim, a dificuldade acaba sendo menor. Mas garanto, sou focada, deixo de sair, de comer, me alimento apenas com o que está em minha dieta, enfim, é uma rotina regrada, cheia de restrições, planejada semanalmente, mas que me enche de orgulho.

Praticamente fico o ano todo seguindo uma dieta, mas no momento que sou liberada… Aí eu como, porque não sou de ferro.

 

CI: Você sofreu algum preconceito?

Fabiana: Nunca sofri diretamente preconceito, apenas presenciei alguns olhares estranhos. Mas eu sei que existe. Posso não ter sentido diretamente, porque na categoria que estou competindo no momento, não é preciso muito volume, então, não fico tão grande. Costumo dizer que a minha categoria é parecida com o dia a dia de uma modelo que vai para a academia.

CI: Quais os campeonatos que você participou?

Fabiana:

Vários, nem consigo falar de todos aqui. Mas já fui 3x campeã. Top 3 no Brasil e agora TOP 4 no Arnold Brasil 2018. Sem dúvidas o que mais marcou a minha vida foi a minha primeira competição, durante o Campeonato Brasileiro pela antiga CBCM em 2014.

1ec7321c-89b8-45db-a86a-624b458b3736

Fabiana Souza – Competição de fisiculturismo

 

663a5cc8-286e-46ef-8ba1-ab9bd446bc8f

Fabiana Souza – Competição de fisiculturismo

 

Atleta: Douglas Vasconcellos - 20 anos

Redes Sociais: @douglassvasconcellos

douglas 2

Fisiculturismo – Douglas Vasconcellos

CI: Por que decidiu ser fisiculturista?

Douglas: Eu sempre malhei e enxergo até hoje que malhar não serve apenas para corpo bonito, mas também, para manter a minha saúde em dia. O meu irmão mais velho sempre conheceu muito esse mundo de fisiculturismo e foi assistindo a competição dele, que decidi entrar para esse mundo. Não é fácil, é preciso ser bem focado e às vezes, investir do próprio bolso. Eu comecei a lutar, acompanhar os atletas mais famosos, ler, entender como seria a mudança do meu corpo, me alimentei bem e busquei ajuda dos suplementos alimentares. Mas virou o meu sonho!

CI: Como você se prepara para competir?

Douglas: É uma correria sem igual, quem me acompanha no instagram consegue acompanhar um pouco. Mas a preparação começa com uma boa alimentação. Eu tenho o hábito de ler muito, pesquisei sobre várias dietas e hoje entendo. Também curso Nutrição, isso me ajuda bastante. Mas consultei um nutricionista e sigo uma dieta balanceada. Cortei muitos alimentos e sigo o horário certinho. Se eu estiver dentro do ônibus, vou comer! Outra questão é o treino. Foco bastante na corrida, (em todos os meus momentos livres) e também os exercícios aeróbicos e a musculação.

CI: O que as pessoas acham disso tudo?

Douglas: A grande maioria está ao meu lado, principalmente família e amigos. Mas muitos me chamam de louco, acham que estou crescendo demais, não entendem a minha rotina em acordar às 4 da manhã para ir correr nas ruas do bairro ou em parques, ficam em choque quando digo que cortei diversos alimentos gostosos da minha vida. É o meu sonho, nada vai mudar e eu vou conseguir.

CI: Qual dica você diria para quem está iniciando?

Douglas: Foco, determinação e coragem! Quando você some no palco da competição é uma sensação inexplicável. Acredito que cada pessoa tem seu dom, deve ser o mesmo sentimento de um jogador de futebol quando entra em campo. Se você tem esse sonho, não desista, não se deixe levar pelas conversas alheias e foque sempre.

Estude, é preciso conhecer o esporte, saber as suas limitações, entrar em contato com histórias de quem já competiu e, claro, entender que é uma competição que leva muito tempo na preparação. Muito esforço!

douglas 1

No meio, Douglas Vasconcellos – Competição de Fisiculturismo

 

426691a4-71a2-4a40-bf1c-da6ce758d7c2

Douglas Vasconcellos – Competição de Fisiculturismo

 

 

 

Deixe seu comentário