Proteínas: sua função e importância

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O consumo de proteínas é sem dúvida a mais eficaz forma de proporcionar crescimento e manutenção muscular.

Após a atividade física intensa há o rompimento das fibras musculares e a suplementação à base de proteínas torna-se fundamental para que as fibras musculares rompidas (após o treino) possam ser reparadas e reconstruídas, num efeito semelhante a cicatrização.

Este ciclo ao se repetir faz com que a massa muscular cresça em tamanho e resistência.

As proteínas são constituídas por aminoácidos (pequenos blocos nitrogenados).

Existem ao todo 22 tipos de aminoácidos na natureza, sendo que 14 deles podem ser sintetizados pelo corpo humano através dos alimentos. 

Os 8 restantes não podem ser sintetizados e são denominados aminoácidos essenciais.

Uma proteína completa será formada através da presença dos aminoácidos essenciais em quantidades adequadas.

Assim, esta proteína irá garantir a manutenção da saúde, do crescimento muscular e também na construção de diversos tecidos tais como unha, pele, ligamentos, células nervosas hormônios, etc.

 

Ingestão de proteínas

A absorção de proteínas de qualidade, completas e em quantidade suficiente pode ser feita através de alimentos de origem animal como peixe, carne, leite, ovos e outros.

É claro que alimentar-se de forma tão regrada e criteriosa demanda muito disciplina e certo trabalho no preparo dos alimentos adequados.

Contudo, os suplementos alimentares à base de proteínas foram desenvolvidos justamente para tornar mais prático, fácil e eficiente a ingestão e absorção de proteínas.

Hoje no mercado estão disponíveis como forma de suplementação protéica:

-Proteína do soro do leite, mais conhecido como Whey Protein;

-Proteína da clara de ovos, mais conhecido como Albumina;

-Proteína da soja, mais conhecido como Proteína da Soja;

-Proteína de Lácteo, mais conhecido como Caseinato de cálcio;

-Proteína da Carne Bovina, mais conhecido como Beef Protein.

 

Por Thaís Bortolozzo | Jornalista | MTB: 65.045/SP

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