Biotipo: entenda os pontos fortes e fracos e saiba o que fazer

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Muitos praticantes de musculação podem se ver desencorajados quando percebem que não estão ganhando massa muscular na velocidade que gostariam. A verdade é que esse não é um processo fácil, mas existe um erro que pode estar dificultando ainda mais: não saber seu biotipo. 

O biotipo influencia na dieta que você deve adotar e, até mesmo, na série de exercícios ideal para cada objetivo. Por isso, para te ajudar, preparamos este artigo com todas as principais informações sobre biotipos e como utilizar as particularidades do seu corpo a seu favor. Confira! 

O que é biotipo?

Quando falamos em biotipo, estamos nos referindo à construção do corpo de um indivíduo; uma combinação de fatores externos, genéticos e também metabólicos. A constituição óssea, por exemplo, é um grande fator para determinar o tipo de biotipo de alguém. 

Saber qual o biotipo do seu corpo pode ser muito útil para otimizar resultados da musculação, fazendo com que variáveis, como a dieta e os exercícios, sejam mais eficazes. Isso quer dizer que suas metas poderão ser alcançadas mais facilmente. 

Quais os tipos de biotipo que existem? 

Existem três principais biotipos, sendo eles o ectomorfo, o endomorfo e o mesomorfo. Entenda melhor cada um deles abaixo. 

Ectomorfo

Corpos ectomorfos têm dificuldades com ganho de peso. Isso acontece porque o metabolismo acelerado contribui para a rápida queima de calorias. Pessoas com esse biotipo têm uma estrutura óssea menor, com peitoral plano e ombros estreitos. 

Esse tipo de metabolismo pode dificultar o ganho de massa muscular, o que demanda treinos mais curtos, mas mais intensos. Também é indicado que a ingestão calórica seja maior.

É comum que atletas com o corpo ectomorfo necessitem de suplementação extra para ganho de massa muscular, como o 100% Whey, da Max Titanium.

As fibras musculares nesse tipo de corpo têm alta capacidade de oxidação, contribuindo para a alta resistência aos exercícios. Por isso, o biotipo ectomorfo pode ser observado com bastante frequência em atletas como os maratonistas, por exemplo. 

Endomorfo

Corpos endomorfos têm uma maior concentração muscular na parte inferior do corpo, tonificando as pernas com mais facilidade que os braços, por exemplo. Pessoas com esse biotipo têm facilidade de ganhar massa muscular, mas também estão mais propensas a acumular gordura. 

Com um metabolismo mais lento, corpos endomorfos precisam de atividades aeróbicas, como natação ou corrida.

Mesomorfo

Pessoas com o biotipo mesomorfo têm estruturas ósseas mais largas e altas concentrações de massa muscular. Atletas com esse tipo de corpo podem notar que é mais fácil ganhar músculos e perder gordura. 

Por isso, corpos mesomorfos respondem melhor a exercícios de musculação, lutas e esportes que requerem força bruta. 

Pessoas com esse tipo de biotipo também estão livres para experimentar dietas mais calóricas, uma vez que o corpo tem um metabolismo acelerado. 

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Como a suplementação pode ajudar?

Como você pode observar, cada tipo de corpo tem suas particularidades. Isso quer dizer que nem sempre os exercícios ou suplementos que funcionam para um, farão o mesmo efeito para outros. 

Alguns suplementos, como o Whey Protein, por exemplo, são muito úteis para a criação de massa muscular. Eles, no entanto, precisam ser aliados a uma dieta balanceada e a exercícios físicos adequados para que seu efeito seja satisfatório. 

Você pode encontrar diversas opções em sites de suplementos, como a Corpo Ideal. Somos uma das principais lojas de suplementos do Brasil, proporcionando uma experiência de compra segura, rápida e fácil. 

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