Whey Protein: tomar antes, durante ou depois do treino?

Se você é uma pessoa experiente no treino ou ainda está apenas começando, certamente já ouviu falar das funcionalidades do Whey Protein para o ganho de massa muscular, certo? Esse é um dos tipos de suplementação mais populares e efetivos disponíveis no mercado. Por isso, sua popularidade cresce a cada dia.

Apesar disso, ainda existem algumas dúvidas sobre o uso do Whey na rotina de exercícios. A maior delas é: existe uma hora certa para tomar o Whey Protein? Sim, existe uma hora ideal para tomar o suplemento e maximizar resultados. 

Neste texto, falaremos mais sobre o assunto e daremos dicas de como consumir esse suplemento para melhorar sua performance como atleta. Confira!

Qual é a base do Whey Protein?

Todo Whey Protein tem por base a proteína retirada do soro do leite, principalmente a alfaglobulina e a betaglobulina. Esse suplemento também tem aminoácidos em sua composição e, por isso, ajuda na reparação e síntese das fibras musculares. 

Ele é muito utilizado por atletas e praticantes de musculação que desejam alcançar a hipertrofia muscular e diminuir as chances de lesões, mesmo após treinos intensos. 

Existem três principais tipos de Whey: concentrado, isolado e hidrolisado. Todos eles têm diferentes concentrações proteicas. Consulte um especialista para saber qual é o mais adequado para seus objetivos.

Quando o Whey Protein é indicado?

O Whey é muito indicado para atletas de alto desempenho, sobretudo aqueles que praticam a musculação. Quando aliado a uma rotina de exercícios regulares e uma alimentação saudável, o suplemento tem o poder de reduzir a gordura corporal e aumentar o índice de massa magra. 

Esse também é um suplemento muito indicado em dietas de emagrecimento, já que gera saciedade e tem um baixo teor de gorduras e carboidratos. O uso do Whey torna o atleta menos suscetível a lesões porque ajuda no fortalecimento muscular e na regeneração dos tecidos. 

Qual é a hora certa de tomar Whey Protein?

O momento ideal para tomar o Whey Protein vai variar de acordo com a sua rotina e o seu tipo de metabolismo. Apesar disso, estudos apontam que consumir o suplemento após o treino aumenta a eficiência da sua ação no corpo e pode potencializar resultados.

De acordo com Páblius Staduto Braga, especialista em medicina esportiva, “diversos estudos já mostraram que ingerir esse tipo de substância após os exercícios ajuda a reduzir os danos musculares e promove o crescimento e definição da musculatura”.

A proteína contida no Whey é de rápida absorção, então você não precisa consumir o suplemento imediatamente após o treino. Especialistas recomendam que o consumo do Whey seja feito em até 1h após o fim das atividades.

Também não é recomendado que a ingestão do suplemento seja feita em conjunto com refeições ou com leite. A absorção pode ser retardada e prejudicar os seus resultados.

Posso tomar Whey Protein treinando em casa? 

Seja na academia, seja no treino doméstico, as necessidades do seu corpo continuam as mesmas. Isso quer dizer que você pode tomar o Whey Protein mesmo que não esteja treinando em uma academia.

O Whey tem uma série de benefícios para o corpo, tais como: 

  • diminuição do cansaço pós-treino;
  • melhoria do desempenho em exercícios aeróbicos;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).

Mesmo que o seu treino na academia seja mais pesado, suas necessidades nutricionais permanecem as mesmas. Por isso, continuar ou iniciar o consumo do Whey Protein durante o treino doméstico é uma boa estratégia para aqueles que desejam alcançar os seus objetivos mais rápido e com mais saúde.

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