Funcional x Musculação: qual é o melhor para você?

Se você já quis sair do sedentarismo e praticar uma atividade física, é provável que tenha tido contato com as vantagens e desvantagens do funcional e da musculação. Esses são dois tipos de treinos muito populares, mas que oferecem resultados bastante distintos, então saber exatamente quais são as diferenças entre eles é importante para maximizar resultados. 

Neste texto, falaremos sobre as principais diferenças entre funcional x musculação e ainda daremos dicas para que você faça a melhor escolha para sua rotina de exercícios. Vamos lá? 

O que é a musculação?

A musculação é uma modalidade popular entre praticantes de atividades físicas. Ela consiste em levantamentos de peso com repetições diversas, tendo o intuito de gerar o crescimento de grupos específicos de músculos – processo chamado de hipertrofia.

Dentre os benefícios da musculação estão a redução do nível de gordura, fortalecimento da musculatura, melhoria na densidade óssea, aumento do condicionamento físico e mais. 

Os exercícios são realizados individualmente e consistem em repetições com diversos tipos de peso, promovendo um desenvolvimento uniforme dos músculos de todo o corpo. 

O que é funcional?

O treinamento funcional tem como principal objetivo utilizar os movimentos naturais do corpo para melhorar o condicionamento físico, o senso de equilíbrio e conferir mais flexibilidade aos praticantes. Por isso, em um treinamento funcional, são comuns atividades como correr, pular, empurrar objetos e outras atividades que podem ser encontradas no cotidiano. 

Treinos funcionais também utilizam equipamentos, tais como bolas, cordas, elásticos de resistência, cones e hastes. Além de também trabalhar a musculatura, esse tipo de treino gera melhora no sistema cardiovascular e ajuda no emagrecimento e na definição de músculos.

Quando o funcional é a melhor opção?

O treinamento funcional é ótimo para pessoas que desejam melhorar o condicionamento físico de forma dinâmica, mas não desejam alcançar a hipertrofia. Isso acontece porque, mesmo que sejam aplicados exercícios de força, eles não são suficientes para gerar um desenvolvimento muscular maior do que o natural. 

O funcional é uma boa opção para pessoas que querem melhorar suas funções espaciais e ganhar mais disposição no cotidiano. Esse também é um treino para aqueles que gostam de praticar exercícios em conjunto.

Quando a musculação é a melhor opção?

Para aqueles que desejam definir músculos com mais rapidez, a musculação é o exercício ideal. Esse também é um tipo de exercício para pessoas que gostam de praticar suas atividades individualmente e possuem bastante foco para realizar as repetições de maneira satisfatória. 

O gasto calórico na musculação é menor, mas, quando combinado a atividades como a natação ou a corrida, esse tipo de exercício pode ser potencializado, facilitando a queima de calorias e gordura.

Funcional x musculação: posso combiná-los? 

Existem muitos benefícios para atletas que combinam os treinos funcionais com a musculação, já que são modalidades que se completam.

Um dos principais benefícios do treino funcional para praticantes de musculação é a prevenção de lesões. Adquirindo mais consciência de movimento e senso de equilíbrio, o atleta é capaz de realizar sua série de exercícios de forma mais segura, melhorando as chances de que a hipertrofia seja alcançada. 

Enquanto isso, a musculação dará mais força para o atleta funcional realizar os exercícios e otimizar os seus resultados de emagrecimento. 

Quais os benefícios do Whey Protein para a musculação?

Atletas de musculação que desejam otimizar o ganho muscular podem contar com a ajuda de suplementos, como o Whey Protein. Ele ajuda a diminuir o cansaço, fazendo com que o treino renda mais, além de otimizar a reparação celular, o que previne lesões e diminui o tempo necessário para descanso entre treinos. Sua absorção é rápida, por isso ele pode ser consumido minutos antes da realização dos exercícios. 

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