Manhã, tarde ou noite: qual o melhor horário para treinar?

A escolha do melhor horário para treinar pode ser muito efetiva quando o que se espera são resultados mais rápidos. Por isso, é importante saber quais são as vantagens e as desvantagens de cada horário (manhã, tarde e noite). Veja, neste post, o que cada um desses períodos pode fazer por você e pela sua rotina de treinos. Acompanhe!

Como escolher o horário ideal?

Para escolher o horário ideal para se exercitar, é preciso definir um objetivo claro. Existem horários mais propícios para quem deseja ganhar massa e outros para quem deseja perder peso. Além disso, é preciso pensar na rotina de quem vai fazer os treinamentos, pois nem sempre conseguimos adequar o melhor horário de treino às obrigações do dia a dia, como escola, faculdade, trabalho, família, entre outros.

Vantagens de cada horário

Manhã

O turno da manhã é o melhor horário para treinar para quem deseja perder peso. Dessa forma, quando você opta pelo começo da manhã para se exercitar, tende a emagrecer com mais facilidade por conta do cortisol, que está elevado nesse período do dia. Ele ajuda a metabolizar proteínas, gorduras e carboidratos com mais facilidade.

Tarde

O período da tarde é um dos mais recomendados, de modo geral, para fazer treinamentos físicos. Isso acontece por ser à tarde que o corpo tem um melhor desempenho. A energia está acumulada do café da manhã e do almoço, ao mesmo tempo que você ainda não está tão cansado, e seus músculos já estão aquecidos.

Noite

Durante o período da noite, a hipertrofia é maior, e o estresse sofre uma boa redução. Essas são excelentes vantagens para quem deseja ganhar massa muscular, pois nesse período os músculos ainda estão funcionando bem e é possível, até mesmo, levantar mais peso durante o treino. Além disso, à noite há o início da reconstrução dos músculos.

Desvantagens de cada horário

Manhã

Infelizmente, pela manhã não temos tanta disposição e força, especialmente quando os dias estão mais frios. Os músculos ainda estão tensos e não ficam tão flexíveis como deveriam estar para que o treino seja feito com mais facilidade. Além disso, esse período não é o mais recomendado para quem deseja fazer hipertrofia, pois o cortisol (que está mais elevado pela manhã) inibe a produção de testosterona.

Tarde

A maior dificuldade de quem opta por realizar treinamentos físicos no período da tarde é a dificuldade de encaixar a ida à academia nesse período. Além disso, quem deseja se exercitar nesse horário, em espaços abertos, terá que enfrentar temperaturas elevadas em diversos períodos do ano e sofrer com os efeitos da poluição, especialmente nas grandes cidades.

Noite

A grande desvantagem de realizar os treinos no período noturno é o cansaço acumulado durante o dia. Isso pode fazer com que a concentração seja dificultada, e o treino fique prejudicado. Além disso, quando o treino é feito à noite, algumas pessoas ficam mais agitadas e têm dificuldades para dormir, o que aumenta o estresse mental e faz com que a recuperação muscular não aconteça de forma adequada.

Qual é o melhor horário para tomar suplemento?

O melhor horário para tomar suplemento depende do tipo de suplementação que você deseja consumir. No caso do Whey Protein, por exemplo, o mais recomendado é que você o tome depois do treino, pois ele ajuda a reduzir os danos musculares e ajuda no crescimento dos músculos.

Os aminoácidos de cadeia ramificada, por outro lado, são recomendados em ambos os momentos, tanto antes como depois do treino. O mesmo acontece com a creatina e a maltodextrina, por exemplo. Já a cafeína deve ser tomada apenas antes do treino; e a caseína, antes de dormir.

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